O sonho de explorar o mundo começou dentro de casa para as irmãs Maria Eduarda, Gabrielly Vitória e Kaemilly Louise Grezzana Guérios Martins, entre sessões de leituras, deveres de casa e estudos em conjunto. As trigêmeas de Palmas, na região Sudoeste do Estado,que completam 15 anos em outubro, foram aprovadas para a etapa de 2026 do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado, o que para elas representa a chance de viver experiências transformadoras, ampliar horizontes e projetar novas perspectivas para o futuro.
O processo de seleção do Ganhando o Mundo foi conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que é responsável pela coordenação do programa. A convocação das trigêmeas de Palmas ocorreu por etapas, via editais, com cada irmã sendo chamada em momentos distintos do processo seletivo, o que aumentou a expectativa da família e das três estudantes, que sempre buscaram o intercâmbio como um objetivo conjunto.
Para Maria Eduarda, a primeira a ser convocada, a notícia trouxe surpresa e alegria. “Quando me falaram, fiquei muito feliz. Nem tinha visto o edital ainda, então foi uma emoção inesperada. Sempre quis participar do Ganhando o Mundo e agora estou me preparando ao máximo, estudando inglês, fazendo cursos e acompanhando as atividades do colégio. Quero aproveitar cada oportunidade para aprender e crescer”, revelou. Ela destacou que a disciplina e a dedicação das três foram fundamentais. “Sempre tivemos 100% de frequência nas aulas, notas altas e nos esforçamos para ajudar no que o colégio precisa. Acho que isso também contribuiu para sermos selecionadas”, completou Maria Eduarda.
Gabrielly Vitória, a segunda a receber a convocação, disse que viveu um misto de alegria pela notícia e de apreensão até ter certeza que a outra irmã também havia sido aprovada no processo seletivo. “Ficamos felizes com a minha aprovação, mas ainda preocupadas com a Kaemilly. Quando soubemos que todas tinham sido selecionadas, a alegria foi completa”, contou.
Ela também busca dicas com colegas que já participaram do programa – um aluno do colégio fez intercâmbio para o Canadá, enquanto outra está na Austrália neste momento. “Estou ansiosa para adquirir mais conhecimento, conhecer outras culturas e melhorar minha confiança ao falar em público. Vai ser uma experiência que vai mudar meu jeito de me comunicar e interagir com os outros”, acrescentou Gabrielly.
Kaemilly Louise, a terceira chamada, ressaltou a união das irmãs como um diferencial nessa jornada. “Estudamos juntas todos os dias, cada uma ensinando o que sabe para que todas aprendam. Isso ajuda muito a manter o foco e a entender melhor o conteúdo”, comentou.
O destino das trigêmeas ainda não está definido, e é possível que cada uma viaje para uma cidade ou até mesmo país diferente, o que também representaria a primeira chance de uma experiência individual para cada uma das irmãs. Segundo Kaemilly, elas estão preparadas caso isso aconteça.
“Quero voltar com a mente mais aberta, mais confiante e com mais conhecimento sobre o mundo e outras culturas. Mesmo que eventualmente sejamos enviadas para lugares diferentes, estamos preparadas para a experiência e animadas para aprender com tudo que vier”, finalizou Kaemilly.
ORGULHO DOS PAIS – A convocação das meninas, que completam 15 anos em outubro, encheu de orgulho a mãe delas, Luciana Grezzana. “Foi uma alegria muito grande. Sempre incentivamos o estudo desde pequenas, e ver que o esforço delas está sendo reconhecido é emocionante. Cada convocação trouxe uma nova onda de felicidade”, contou Luciana.
O pai, Tobias Martins, compartilha da mesma emoção da esposa, mas também fala sobre a ansiedade natural de ver as filhas prestes a enfrentar uma experiência longe de casa. “Essa vivência vai desenvolver a confiança, a autonomia e até a criatividade delas. Para nós, é motivo de muito orgulho, mas também de uma ansiedade boa, porque vamos sentir falta, claro, mas sabemos que é uma oportunidade única na vida”, disse. De acordo com ele, a vivência de seis meses em um país de primeiro mundo deve mudar totalmente a visão de futuro das filhas. “Não é apenas sobre estudar em outro lugar, mas sobre aprender a se organizar, a conviver com novas pessoas, a lidar com situações diferentes do cotidiano”, completou Tobias.
INSPIRAÇÃO NA ESCOLA – Segundo a diretora do Colégio Dom Carlos, Karine Ethel, a história das três irmãs ajuda a inspirar outros alunos a seguir o mesmo caminho. “Elas têm frequência 100%, participam como alunas monitoras e sempre se destacaram pelo empenho, participando inclusive de um curso de formação para docentes. A aprovação das três representa muito para a escola e inspira toda a comunidade escolar”, relatou.
O entusiasmo das trigêmeas contagiou colegas e professores, que acompanharam de perto todo o processo de seleção. A escola chegou a destacar a conquista durante o desfile de 7 de Setembro, quando o colégio desfilou com faixas em alusão ao Ganhando o Mundo
PROGRAMA – Criado em 2022, o Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil. Ele oferece passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e todo o suporte necessário para os estudantes. Desde sua implantação, mais de 2,5 mil estudantes, professores e diretores já foram beneficiados, com investimentos que superam R$ 500 milhões. Em 2026, edição na qual as trigêmeas de Palmas participarão, o número de embarques foi ampliado de 1,3 mil para 2 mil estudantes, contemplando destinos ainda a serem definidos. Neste ano, por exemplo, além da Inglaterra e da Irlanda, o programa expandiu sua presença para a Escócia e o País de Gales.
A escolha dos intercambistas é feita por meio de edital público, considerando desempenho escolar, frequência, idade – geralmente entre 15 e 17 anos – e nível de inglês compatível com a vivência acadêmica no exterior. As vagas são distribuídas proporcionalmente entre os 32 Núcleos Regionais de Educação, garantindo representatividade das diferentes regiões do Estado e ampliando oportunidades para estudantes de perfis diversos.
Mais
Prefeitura de Pato Branco apresenta proposta para evitar despejo de famílias no loteamento Siliprandi
Prefeitura de Pato Branco realiza Audiência Pública sobre Programa de Asfalto Rural
Vigilância Sanitária de Pato Branco apreende alimentos com validades vencidas