Nos dias 22 e 23 de setembro, Curitiba será palco do Festival Inove Siapar 2025, evento gratuito promovido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (Siapar), com apoio do Sebrae/PR. Reunindo especialistas, produtores, executivos e criadores, o festival discutirá as transformações do setor audiovisual diante da chegada da TV 3.0, da regulação do VOD (Video on Demand) e da crescente presença da inteligência artificial nos processos criativos e técnicos. A programação estará concentrada na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, no Prado Velho, na capital do Estado.
A indústria audiovisual vive uma revolução sem precedentes, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças profundas no comportamento do público. O tradicional modelo de produção, distribuição e consumo de conteúdo está sendo radicalmente reformulado, exigindo das produtoras, agências, profissionais e instituições uma postura ativa de atualização e adaptação. Essa indústria adiciona quase R$ 30 bilhões/ano à economia brasileira, responde por 0,5% do PIB, rende R$ 9 bilhões/ano em impostos e gera mais de 657 mil empregos diretos e indiretos. O Brasil está entre os cinco maiores mercados de consumo dessa produção, e com potencial de crescimento continuado de acesso da população aos meios digitais.
No Paraná, são 722 produtoras registradas na ANCINE, o que coloca o estado na quinta posição do país. Entre 2019 e 2023, a indústria audiovisual paranaense cresceu 44%, o segundo maior índice do Brasil. Além disso, o ecossistema produtivo reúne mais de 15 mil empresas em 341 municípios ligadas diretamente ao setor. Esses números demonstram o quanto o Paraná está consolidado como polo de produção, mas também revelam a urgência da atualização dos profissionais. A produção audiovisual sempre conviveu com a tecnologia, mas agora a inteligência artificial é a protagonista dessa mudança. Estar preparado é essencial para garantir a competitividade”, afirma Jussara Locatelli, presidente do SIAPAR.
Pequenos negócios
A competitividade dos pequenos negócios do audiovisual, que representam 98% das 18.511 empresas do segmento no Paraná, está diretamente ligada à sua capacidade de inovar. Em um mercado em rápida transformação, impulsionado por novas tecnologias como a inteligência artificial, TV 3.0 e regulação do VOD, estar preparado para inovar é fator chave para sustentabilidade do negócio.
“O Festival é uma oportunidade para que empreendedores, produtores e profissionais ampliem conhecimentos, conectem-se a novas tendências e fortaleçam o ecossistema audiovisual paranaense, que ocupa um lugar de destaque no cenário nacional. Para o Sebrae, é também uma oportunidade para promover capacitação e fortalecer o ambiente de negócios do audiovisual”, destaca Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR.
Atualização é questão de sobrevivência
Neste cenário, a atualização profissional e tecnológica não é mais uma escolha, mas sim uma exigência do mercado. Profissionais e empresas que não se adaptarem à nova realidade correm o risco de ficarem fora das oportunidades que estão sendo abertas, tanto dentro quanto fora do país. O Festival tem papel fundamental nesse processo: oferecer acesso ao conhecimento, às conexões estratégicas e aos ambientes de negócio. Um encontro essencial para reunir o ecossistema audiovisual local, aproximar criadores, investidores e instituições, e promover a troca de experiências que fortalecem a indústria como um todo.
Programação – Festival Inove Siapar 2025
22 de setembro – segunda-feira (a partir das 16h)
16h30 I Painel de Abertura: Diretrizes e Perspectivas para o Audiovisual Paranaense, com representantes da Secretaria da Cultura do Paraná, PrFilm Commission, Sebrae-PR, Fiep, Siapar e Curitiba Film Commission.
17h15 I Oficina de Pitching: Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Pitching (Mas Tinha Medo de Perguntar…), com Krishna Mahon.
18h I Palestra: IA no Audiovisual: o presente e o futuro da produção, com Nelson Porto.
18h45 I Palestra: Fronteiras Criativas: Coprodução Paraná–Paraguai, com Ricardo Arriola Afara.
23 de setembro – terça-feira (a partir das 9h)
9h I Palestra: Produção Regional: com Marcelo Dias Lopes (RPC).
10h I Painel: Animação: cases que inspiram, com Spirit Animation Studios, Abluba Desenhos Animados, Dogzilla Animation Studio e Julieta Audiovisual.
11h I Palestra: A fluidez multidirecional do vídeo, com Gabriela Knibel Vitral (Kantar IBOPE Media).
14h I Palestra: Planejamento Estratégico: ferramentas para o sucesso no audiovisual, com Thiago Gasperin.

Mais
PCPR desarticula associação criminosa responsável por furtos de caminhões em Francisco Beltrão
Avanço da colheita do trigo aponta para safra com recorde de produtividade no Paraná
Sudoeste: Sebrae/PR e o Grupo Piracanjuba fortalecem a cadeia produtiva do leite no Paraná