O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), vai lançar na próxima terça-feira (23) o Projeto Qualificação para Indústria 4.0, que prevê a oferta de cursos gratuitos em oito municípios, incluindo Pato Branco, no Sudoeste do estado. A iniciativa tem como objetivo preparar profissionais para compreender, desenvolver e aplicar conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, com foco em automação industrial, Internet das Coisas (IoT), sistemas robóticos e controladores lógicos programáveis (CLPs). O programa conta com investimento de R$ 752 mil, em parceria com a empresa Beontag e execução do Senai, dentro do Paraná Competitivo. No total, serão abertas 13 turmas em oito cidades, sendo uma delas em Pato Branco, com 20 vagas disponíveis. Ao todo, o projeto vai atender 260 alunos.
Cada participante receberá uma bolsa-auxílio de R$ 1.008,00 durante o período de estudos, como forma de apoio financeiro.
Estrutura do curso
A formação terá 96 horas de duração, divididas em quatro módulos:
-
Internet das Coisas (IoT) – 24h: princípios de eletrônica, sensoriamento, microcontroladores e protocolos de comunicação.
-
Automação Industrial Básica – 16h: eletropneumática, manutenção de sistemas e introdução aos CLPs.
-
Automação e Sistemas Robóticos – 40h: evolução da manufatura, integração de processos, robótica e segurança em sistemas automatizados.
-
Automação Industrial com CLP – 16h: sensores, inversores de frequência, pneumática, hidráulica e programação prática de CLPs.
Declarações
Segundo o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes do Carmo, o projeto é estratégico para o futuro do mercado de trabalho paranaense: “Estamos preparando os trabalhadores para as novas demandas da Indústria 4.0, garantindo que o Paraná esteja na vanguarda da modernização industrial e, ao mesmo tempo, oferecendo oportunidades concretas de crescimento para a população”, destacou.
Oportunidade para Pato Branco
A chegada do curso a Pato Branco reforça a vocação tecnológica e industrial do município, que já se destaca no Sudoeste como polo de inovação. A formação gratuita é considerada uma oportunidade importante para jovens e trabalhadores da região ampliarem suas qualificações e se prepararem para os desafios da modernização produtiva.
Mais
Cultura recupera acervo de Pato Branco que estava na região
Hospital Filantrópico Policlínica recebe selo Prata em programa de segurança do paciente da Unimed
Governo do Estado assina convênios do Asfalto Novo, Vida Nova com 42 municípios do Sudoeste