O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou neste mês a convocação de novos servidores para o Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). O edital de ampliação, publicado pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), prevê 150 vagas do concurso público realizado em 2021. Ao todo, são 148 novos agentes profissionais e dois agentes de execução.
Os profissionais serão distribuídos em 20 escritórios regionais do IAT, entre eles o de Pato Branco, que passa a contar com reforço no quadro técnico para atender às demandas ambientais da região. A cidade terá especialistas em áreas estratégicas, como biologia, engenharia florestal e química, fundamentais para a preservação de recursos naturais e acompanhamento de projetos de impacto ambiental. Segundo o edital, a convocação contempla 33 biólogos, 32 engenheiros agrônomos, 11 engenheiros civis, 23 engenheiros florestais, 40 engenheiros químicos, 3 geógrafos, 2 geólogos, 3 químicos, 1 sociólogo e 2 técnicos de manejo e meio ambiente.
“O IAT é o braço técnico que assegura a boa gestão ambiental do Paraná. Esta nova convocação é um presente para o futuro do nosso Estado, pois traz profissionais qualificados para cuidar das florestas, rios, parques e da rica biodiversidade que nos distingue”, afirmou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
Histórico de convocações
Essa é a quarta grande chamada referente ao concurso de 2021. Em março de 2022, 112 profissionais foram incorporados ao quadro. Já em março de 2024 ocorreram dois chamamentos, com mais 242 servidores. No total, a autarquia recebeu 504 novos funcionários em quatro anos. Para o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, os recentes resultados do instituto justificam a ampliação. “Tanto o governo quanto a sociedade esperam uma resposta rápida do órgão ambiental, para que sejam tomadas as melhores decisões do ponto de vista do meio ambiente”, ressaltou.
Etapas médicas
Os aprovados já foram convocados para a fase de exames médicos, com prazo até 21 de outubro. Todo o processo é realizado digitalmente, por meio do sistema de e-protocolo da administração estadual. O diretor Administrativo e Financeiro do IAT, Eder Rogério Stela, destacou a relevância do reforço: “São 148 agentes profissionais de nível superior e mais dois agentes de execução de nível médio. Um grupo grande, que vai ajudar no desenvolvimento sustentável do Paraná”.
Mais
Judiciário atende pedido do MPPR e determina que Município de Marmeleiro suspenda decreto que autorizou compra de terreno
Vereadores votam pela improcedência das denúncias e arquivamento do processo contra o prefeito Géri Dutra
Programa Pato Tech – Escola de Inovação capacita professores da rede municipal sobre impressão 3D