A Comissão Especial de Inquérito (CEI), responsável por investigar supostas irregularidades na execução do convênio, celebrado entre o Município e a clínica veterinária encarregada dos atendimentos aos animais encaminhados pelo Poder Público, apresentou, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (23), o relatório final. Na Sessão, outros três projetos também foram aprovados em primeiras votações. Na Participação dos Convidados, esteve presente Cassio Lotti, falando sobre “A abertura da temporada de 2025/2026 nos Recantos do Município de Pato Branco”. Ainda, foram apresentados e aprovados quatro requerimentos.
Primeira votação
Programa de Limpeza de Lixeiras de Dejetos Orgânicos e Recicláveis
De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos) foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 12, de 2025, criando o Programa de Limpeza de Lixeiras de Dejetos Orgânicos e Recicláveis no Município de Pato Branco.
De acordo com a justificativa do Projeto, “a manutenção adequada das lixeiras promove a conscientização ambiental entre os cidadãos, demonstrando a importância da destinação correta dos resíduos e incentivando práticas sustentáveis. Lixeiras limpas e bem conservadas servem como exemplo positivo de cuidado com o meio ambiente, influenciando comportamentos individuais e coletivos em relação ao descarte de resíduos”.
Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA
Em primeira votação e de autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil) foi aprovado o Projeto de Lei nº 130, de 2025, que dispõe sobre a equiparação legal das pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA às pessoas com deficiência, e inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco o Dia Municipal de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA.
De acordo com a justificativa do Projeto, “a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que compromete funções motoras e a ausência de legislação específica dificulta o acesso a benefícios como atendimento prioritário, transporte adaptado e isenções tributárias. O Projeto de Lei apresentado busca suprir essa lacuna no Município de Pato Branco, assegurando às pessoas com ELA a mesma proteção legal dada às pessoas com deficiência. Além disso, institui o Dia Municipal de Luta contra a ELA, em 21 de junho, no Calendário Oficial. A data reforça a conscientização por meio de campanhas educativas, eventos de mobilização e incentivo à pesquisa. Dessa forma, promove-se equidade, inclusão, dignidade e visibilidade às pessoas que convivem com a doença”.
Crédito Especial
De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 159, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 46.750,00. O valor corresponde ao auxílio-alimentação dos servidores municipais do Legislativo.
Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Causa Animal
Por meio do Projeto de Resolução nº 8, de 202 – aprovado em primeira votação – a Comissão Especial de Inquérito (CEI) apresentou, durante a Sessão Ordinária, o relatório final das investigações de supostas irregularidades na execução do convênio, celebrado entre o Município e a clínica veterinária encarregada dos atendimentos aos animais encaminhados pelo Poder Público. O relatório foi apresentado pela relatora da CEI, a vereadora Anne Gomes (PSD) e após a aprovação em segunda votação a etapa final, que concluirá os trabalhos, será o encaminhamento do mesmo para o Ministério Público (MP).
A CEI da Causa Animal, composta pelos vereadores Alexandre Zoche (PRD), presidente; Anne Gomes (PSD), relatora; e Fabrício Preis de Mello (PL), Rafael Foss (União Brasil) e Thania Caminski (PP), como membros, foi instituída pela Portaria nº 39, de 10 de março de 2025. Foram 190 dias de trabalho no qual, de acordo com o relatório, “à luz do conjunto probatório, não foram evidenciadas condutas configuradoras de ilicitude administrativa na execução do convênio. Todavia, as falhas procedimentais e documentais identificadas revelam deficiências relevantes na gestão técnica e administrativa do contrato pelo Município, comprometendo a conformidade plena, a rastreabilidade dos atos e a transparência perante o controle social”.
Da assessoria

Mais
PCPR desarticula associação criminosa responsável por furtos de caminhões em Francisco Beltrão
Avanço da colheita do trigo aponta para safra com recorde de produtividade no Paraná
Sudoeste: Sebrae/PR e o Grupo Piracanjuba fortalecem a cadeia produtiva do leite no Paraná