Em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (29), os vereadores aprovaram um projeto em votação única e dois projetos em primeiras votações, um em que o Rotary Guarani recebeu Título de Utilidade Pública e outro em que estrada foi nomeada em homenagem a pioneiro rural. Ainda, foram apresentados e aprovados 15 requerimentos e nove indicações.
Votação única
Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 7, de 2025, referente ao mês de julho de 2025.
Primeira votação
Utilidade Pública Municipal ao Rotary Club de Pato Branco – Guarani
De autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 123, de 2025, declarando de Utilidade Pública Municipal o clube de serviço – Rotary Club de Pato Branco – Guarani.
Pela justificativa do projeto, “declarar o Rotary Club de Pato Branco – Guarani como entidade de Utilidade Pública Municipal é reconhecer sua contribuição relevante à comunidade. O clube atua de forma contínua em áreas essenciais para o desenvolvimento social. Esse reconhecimento fortalece a legitimidade do trabalho sério e transparente que realiza. Também poderá viabilizar parcerias com o Poder Público e ampliar o alcance de seus projetos. O clube integra a rede do Rotary International, composta por voluntários que promovem ações humanitárias e desenvolvimento comunitário. Sem fins lucrativos, atua com ética e compromisso social, sendo assim, a declaração é justa e necessária, pois valoriza décadas de serviço voluntário, fortalece o apoio institucional e incentiva novas iniciativas em benefício da população pato-branquense”.
Estrada Municipal “Euclides Brocco”
Em primeira votação e de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado o Projeto de Lei nº 140, de 2025, denominando de “Euclides Brocco” a estrada municipal que liga a Comunidade de Teolândia à PR-493 – Vereador Pedro José da Silva. De acordo com a justificativa, “a escolha se justifica pelo importante legado deixado, cuja a trajetória está profundamente ligada ao desenvolvimento rural, econômico e social da região de Pato Branco”.
“Euclides Brocco nasceu em 1939, em Marau (RS), e mudou-se com a família para Pato Branco (PR) em 1952. Em 1955, fundou com o irmão uma serraria em Teolândia, impulsionando o desenvolvimento local. Casou-se com Lourdes Chioqueta em 1964, com quem teve quatro filhos e nove netos. Em 1972, iniciou o cultivo de soja e, em 1974, adquiriu sua primeira colheitadeira, modernizando sua produção agrícola. Foi um dos pioneiros do plantio direto na região. Reconhecido por sua criatividade, criou a primeira carreta com rosca para descarregar soja. Sua trajetória foi marcada por trabalho, inovação e amor à terra. Faleceu em 1º de dezembro de 2021, deixando um legado de orgulho para sua família, onde sua história permanece viva na memória de todos que o conheceram”, concluiu sua biografia.

Mais
PCPR desarticula associação criminosa responsável por furtos de caminhões em Francisco Beltrão
Avanço da colheita do trigo aponta para safra com recorde de produtividade no Paraná
Sudoeste: Sebrae/PR e o Grupo Piracanjuba fortalecem a cadeia produtiva do leite no Paraná