O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed-PR), está ampliando os investimentos em inovação e tecnologia voltados ao ensino agrícola. Somente nos últimos dois anos, cerca de R$ 8 milhões foram destinados à aquisição de maquinários e equipamentos modernos, como tratores, drones e novas tecnologias agrícolas, com o objetivo de fortalecer a formação técnica dos estudantes da rede estadual. Esses investimentos integram a parceria entre a Seed-PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR). A ação promove a modernização das práticas pedagógicas nos 29 colégios agrícolas do Estado, buscando agregar inovação e tecnologia às práticas agrícolas de forma didática e aplicada, aproximando os alunos das ferramentas utilizadas atualmente no campo.
Além dos investimentos em infraestrutura e equipamentos, a parceria com o Senar-PR inclui formações continuadas e cursos técnicos ministrados dentro das próprias escolas. “Somente no ano de 2024, foram mais de 11 mil horas de cursos oferecidos nos colégios agrícolas. A previsão é que o programa seja expandido para mais cinco novas unidades que estão sendo estruturadas nesse formato”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
O reflexo desses investimentos já pode ser visto no cotidiano dos estudantes matriculados nos colégios agrícolas, que vêm ampliando suas práticas de manejo, pesquisa e produção com o uso de tecnologia de ponta.
ENSINO TÉCNICO – Referência no ensino agrícola do Paraná, o CEEP Assis Brasil, em Clevelândia, no Sudoeste, destaca-se pela adoção de novas tecnologias no campo. Com 289 alunos nos cursos de Técnico em Agropecuária e Técnico Agrícola, a escola modernizou o ensino com módulos de agricultura de precisão, drones e mecanização avançada. Em novembro de 2023, foram entregues 484 equipamentos e kits tecnológicos para 23 colégios agrícolas do Paraná, entre eles o CEEP Assis Brasil. “Os novos equipamentos permitem aos estudantes aplicar na prática as técnicas usadas no agronegócio, ampliando a formação e a empregabilidade dos alunos”, destacou o diretor Raphael Stedille Pontes.
Para os estudantes Alana Deres, 18 anos, e Afonso Frigo de Andrade, 17, os recursos transformaram a aprendizagem. “Aprendemos desde o uso de drones até a gestão cooperativa pela Coopeab”, diz Alana. Afonso completa: “Entendemos como a tecnologia está transformando o campo e fazemos parte dessa mudança”.
Em fevereiro deste ano, 26 colégios agrícolas foram beneficiados com mais R$ 2,7 milhões em equipamentos. São 26 microtratores, 26 perfuradores de solo, quatro ônibus escolares, 300 colchões, quatro drones, uma semeadora/plantadeira e uma plantadeira de mandioca. Os equipamentos modernizam a infraestrutura das escolas e garantem que os alunos tenham acesso a ferramentas utilizadas no mercado agropecuário, preparando-os para os desafios da profissão.
COLÉGIOS AGRÍCOLAS – Por meio da Seed-PR, o Governo do Estado mantém 29 colégios agrícolas, que atendem mais de 7,5 mil estudantes em diferentes regiões do Paraná. As instituições integram a rede estadual de ensino e ofertam, além da grade curricular comum, uma variedade de cursos técnicos que vão de agricultura e agropecuária a áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente. A diversidade de conhecimentos permite que os alunos escolham a formação que mais se alinha aos seus interesses profissionais. A proposta visa formar profissionais altamente capacitados para atuar no setor agropecuário, suprindo a carência de mão de obra qualificada.

 
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                                                                             
                 
				 
                                         
                                         
                                         
                                        






Mais
PCPR desarticula associação criminosa responsável por furtos de caminhões em Francisco Beltrão
Avanço da colheita do trigo aponta para safra com recorde de produtividade no Paraná
Sudoeste: Sebrae/PR e o Grupo Piracanjuba fortalecem a cadeia produtiva do leite no Paraná