A Câmara de Vereadores de Pato Branco aprovou em primeira votação o Projeto de Lei nº 62/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de um crédito especial no valor de R$ 1.110.792,42 (um milhão, cento e dez mil, setecentos e noventa e dois reais e quarenta e dois centavos) no orçamento do exercício de 2025. O recurso será integralmente destinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o objetivo de aprimorar os serviços de Limpeza Pública e a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) no município.
Destinação e Objetivo do Crédito
O crédito especial visa viabilizar o processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de coleta de resíduos orgânicos domiciliares. A iniciativa inclui a implementação de uma solução tecnológica para o gerenciamento e a emissão de laudos técnicos de certificação dos serviços, mediante a utilização de aplicativos móveis e uma plataforma administrativa web. Além disso, o projeto assegura a destinação adequada dos resíduos até o aterro municipal, em estrita observância à legislação ambiental vigente.
Remanejamento Orçamentário
Para cobrir o valor do crédito, os recursos serão remanejados por meio da anulação total ou parcial de dotações orçamentárias da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Mensagem nº 62/2025, que acompanha o projeto, justifica o remanejamento como uma compensação orçamentária interna. O documento explica que, nos primeiros quatro meses do exercício corrente, as despesas da Secretaria de Esporte e Lazer estavam alocadas na Secretaria Municipal de Administração e Finanças, devido ao trâmite de alteração orçamentária referente à transformação da antiga Fundação de Esportes em Secretaria.
O ajuste é necessário para garantir a regular execução das ações e o adequado equilíbrio entre as unidades gestoras. Após a aprovação em primeira votação, o projeto segue para a segunda e última votação no plenário da Câmara. Caso seja aprovado, será encaminhado para sanção do Prefeito Municipal, entrando em vigor na data de sua publicação.

Mais
MPF propõe ação civil pública por danos ambientais na Terra Indígena Mangueirinha, no Paraná
Saúde começa a vacinar gestantes contra o vírus sincicial na terça-feira (9)
Em Pato Branco, Justiça atende pedido do MPPR e determina manutenção de equipes exclusivas para atuar em serviços de acolhimento