O Parque Tecnológico de Pato Branco recebeu, oficialmente, o certificado de Atrativo de Relevante Interesse Turístico do Estado do Paraná, concedido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (SETU). O reconhecimento está fundamentado no Decreto Estadual nº 10.256, que estabelece os critérios para a certificação de atrativos turísticos estratégicos no Paraná, com Pato Branco ostentando a Classificação Ouro.
A certificação foi autorizada pela Secretaria de Estado do Turismo após análise técnica do projeto, apresentada pela Diretoria de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo. O parecer destacou a conformidade do Parque Tecnológico com os requisitos legais e o impacto positivo do empreendimento para o desenvolvimento regional. A entrega do certificado ao município de Pato Branco representa o reconhecimento institucional de um projeto considerado referência.
Com a certificação válida a partir deste ano, o Parque Tecnológico de Pato Branco passa a integrar, de forma oficial, o rol de atrativos turísticos do Estado, podendo ser incluído em rotas turísticas e ações de promoção do turismo paranaense. Embora esse movimento já ocorresse de maneira natural, agora o reconhecimento se consolida oficialmente, ampliando as possibilidades de divulgação e visitação.
De acordo com o prefeito Géri Dutra, desde sua implantação, o Parque Tecnológico vem se consolidando como um destino de turismo inteligente, conectado às startups, às empresas e a todo o ecossistema local de inovação. “Somente em 2025, cerca de mil pessoas visitaram o Parque Tecnológico, vindas de diferentes regiões do Brasil e também do exterior. Esse fluxo é impulsionado, inclusive, pela característica binacional do próprio parque, que deixa de ser exclusivamente técnico e passa a se destacar como território de desenvolvimento e espaço de visitação”, afirmou.
A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, destaca que o reconhecimento estadual reforça a vocação estratégica do Parque Tecnológico. “O Parque já conecta ciência, tecnologia, inovação, educação e desenvolvimento econômico. Com essa certificação, o turismo passa a integrar oficialmente esse ecossistema, ampliando o alcance do projeto e fortalecendo o posicionamento de Pato Branco no cenário estadual e nacional.”
Segundo a secretária, a certificação também potencializa eventos que já movimentam a economia local, como a Inventum, feira promovida pela Prefeitura de Pato Branco e considerada uma das principais vitrines de inovação do município. “Esse reconhecimento da Secretaria de Estado do Turismo consolida o Parque como um ativo estratégico de desenvolvimento, capaz de atrair visitantes, investimentos e novas oportunidades para toda a região”, completou.

Mais
Pato Branco inicia 2026 com indicativo de redução na gravidade dos acidentes de trânsito
Sudoeste do Paraná se destaca em ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças
Secretaria de Educação realiza primeira reunião do ano com diretores escolares