A Prefeitura de Pato Branco informou que, nesta quarta-feira (20), estão sendo realizados testes operacionais com equipamentos de videomonitoramento inteligente voltados ao fortalecimento das ações de segurança pública no município. Os testes são conduzidos pela PROC GROUP – Especialistas em Infraestrutura de TI Ltda. e utilizam tecnologia com Inteligência Artificial embarcada. Entre os recursos empregados está o sistema de reconhecimento automático de placas veiculares (LPR – License Plate Recognition), capaz de identificar e processar, em tempo real, os veículos que circulam pelo ponto monitorado.
O equipamento está instalado temporariamente nas proximidades do Trevo da Guarani, na marginal da Avenida Frei Policarpo. Segundo a administração municipal, as informações captadas durante o período de testes serão direcionadas ao novo sistema integrado de monitoramento, plataforma desenvolvida para ampliar a eficiência das forças de segurança pública na análise, gestão e tratamento de dados operacionais.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura voltadas à modernização tecnológica e ao aprimoramento das ferramentas de apoio à segurança pública no município. A Prefeitura também reforçou que a ação não está sendo realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) e esclareceu que o equipamento não se trata de um sistema de aplicação de multas ou notificações de trânsito. De acordo com o município, os testes possuem caráter técnico e experimental e estão sendo acompanhados pelos setores competentes.

Mais
Francisco Beltrão conquista troféu nacional no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Polícia Militar cumpre mandados, recupera motocicleta e apreende drogas em cidades da região
Secretaria de Esporte e Lazer de Pato Branco apresenta planejamento, metas e ações para 2026