Após dois anos de espera, o produtor Gilmar Valentin, de 43 anos, morador da comunidade de Passo da Ilha, de Pato Branco, ganhou a ampliação de um alqueire no silo onde armazena silagem para o consumo de gado e gado leiteiro. O sonho antigo foi conquistado por meio do programa Porteira a Dentro, da Administração Municipal de Pato Branco, e executado pela Secretaria de Agricultura, que prevê a utilização de 10 horas/máquina para pequenos produtores.
“Essa melhoria, faz em torno de quase dois anos que vinha pedindo (…) Aí agora, aproveitando a época de entre safra, que o milho está na lavoura pra ser feita a silagem, é um período bom pra refazer o silo e aumentar o acesso pra ir pra lavoura”, destacou Gilmar, enquanto via o benefício chegar à sua propriedade na tarde de terça-feira (27).
Com a ampliação, os dois mil alqueires de pastagem que cabiam no silo agora se tornaram três, o que deve garantir a subsistência dos animais em todo o inverno deste ano e no verão do ano que vem. “Vai beneficiar muito, porque hoje, dependendo da máquina particular, o custo é alto, então essas horas [da máquina] da prefeitura, sem custo, ajudam muito numa época de crise, em que o preço do leite não está bom”, aponta.
Na quarta-feira (28), a propriedade de Victorio Gilioli, de 56 anos, também recebeu melhorias. Na área de três alqueires onde vive, ele tem oito vacas e sobrevive da produção leiteira.
Há menos de 30 dias, ele solicitou à Secretaria de Agricultura que abrisse um bebedouro para as vacas. A última vez que ele recebeu esse auxílio tem sete anos. Mas o então bebedouro já desapareceu com as enxurradas dos últimos anos. Agora, ele abria com a própria pá: um trabalho árduo de poça em poça, até ser contemplado com o benefício do programa.
“Estava precisando fazia tempinho. Do jeito que eu pedi eles fizeram (…) Agora eu acredito que vai ter água pra elas, o depósito é grandinho. Ajudou bastante”, disse.
O bebedouro tem oito metros quadrados e capacidade para armazenar água em 1,5 metro de profundidade.
Programa
O programa Porteira a Dentro, da Administração Municipal de Pato Branco, é executado pela Secretaria de Agricultura, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente. Ele é voltado para produtores que possuem área inferior ou igual a 21 alqueires do município, oferecendo intervenções estruturais em sua propriedade. São atendidos pequenos agricultores inscritos no Cadastro de Produtores Rurais (CAD/PRO) e que fazem solicitações junto à Secretaria de Agricultura.
São feitas ações para acesso à residência, galpões, terraplanagens, bebedouros para gado, construção e reforma de silos, proteção de fontes e demais necessidade dos produtores.

Mais
Pato Branco soma mais de 1,9 mil notificações de arboviroses em 2025
Com vagas em Pato Branco, Paraná soma quase 18 mil oportunidades de emprego
Casos de dengue e chikungunya seguem sob monitoramento em Pato Branco, aponta boletim epidemiológico