A Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná promove, nesta quinta-feira (27) a partir das 14 horas, a audiência pública on-line “Fórum Regional Municípios Lixo Zero – Região Sul”, com o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e Paraná Lixo Zero. A audiência será transmitida pela TV Assembleia e redes sociais do Legislativo paranaense, além de contar com a retransmissão pelas Assembleias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O objetivo é apresentar e debater as melhores práticas e tecnologias na gestão de resíduos desenvolvidas nos estados do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) e que estão relacionadas ao conceito lixo zero, no contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
O Fórum também é um dos eventos preparatórios para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities), que acontecerá em junho, em Brasília (DF), onde serão apresentadas as boas práticas do Brasil e exemplos internacionais.
O deputado estadual Goura (PDT-PR), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, fará a abertura e conduzirá a audiência, que terá como representante da Assembleia do Rio Grande do Sul (ALRS), a deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS), e da Assembleia de Santa Catarina (Alesc), o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD-SC).
Participam pela Câmara de Vereadores de Curitiba (CMC) as vereadoras, Maria Leticia (PV), presidente da Comissão do Meio Ambiente, e Amália Tortato (Novo).
Convidados – Participam como convidados o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini; o promotor de Justiça CAOP Meio Ambiente do MP-PR, Alexandre Gaio; a diretora-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Fabiana Campos; o vereador de Florianópolis (SC), Marcos José de Abreu, o Marquito, e Roselaine Mendes Ferreira do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR).
Boas práticas – As boas práticas que serão apresentadas do Paraná são dos municípios de Curitiba, Marechal Cândido Rondon e Marialva; do Rio Grande do Sul são dos municípios de Lajeado; Santiago e Venâncio Aires e de Santa Catarina são dos municípios de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Lages e Chapecó.
Semana Lixo Zero – O deputado Goura destacou que o tema é relevante e que a Assembleia Legislativa do Paraná tem atuado sobre o tema dos resíduos sólidos. “Somos o autor do projeto de lei, que foi subscrito por diversos colegas, que foi sancionado como a Lei 19.979/2019, que institui a Semana Estadual do Lixo Zero no Paraná, a ser realizada anualmente na última semana do mês de outubro”, explicou.
Nesta semana, os deputados paranaenses, estão votando também o projeto do Poder Executivo que estabelece normas para a elaboração, revisão, complementação, operacionalização e fiscalização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS-PR).
Mais
PCPR apreende adolescente envolvido ameaça com uso de faca em Clevelândia
Colheita do trigo começa no Paraná com produtividade dentro do esperado
PCPR esclarece homicídio em menos de 24 horas após o crime em Francisco Beltrão