Os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs), relacionados às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, produzidos por egressos de Instituições de Ensino Superior do Paraná, foram premiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), no dia 15 de junho. Ao todo, 17 produções acadêmicas, em sete diferentes modalidades, foram destaque na 5ª edição do Prêmio Melhores TCCs, realizado com o apoio do CredCrea Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos Creas, Colégio de Instituições de Ensino (CIE) e Colégio de Entidades de Classe (CDER).
Dois acadêmicos do Centro Universitário Unisep – Campus Beltrão foram premiados nesta edição, com trabalhados defendidos em 2020: Deivid Junior Fasolo conquistou o primeiro lugar na modalidade Agronomia; Rafaela Giachini da Silva, ficou com a terceira colocação na modalidade Engenharia Civil. Os premiados participarão de uma mostra de trabalhos durante o Fórum de Docentes e Discentes, previsto para ocorrer nos dias 29 e 30 de setembro, de forma híbrida, na Universidade Positivo, em Curitiba. Também estarão no lançamento de uma edição histórica da Revista Técnico Científica do Crea-PR.
Flavio Daniel Szekut, coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário Unisep – Campus Francisco Beltrão e coordenador adjunto do Colégio Regional de Instituições de Ensino do Crea-PR, ressalta que o trabalho de pesquisa é um dos pilares da formação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências. “O Prêmio Melhores TCCs do Crea-PR é algo muito importante porque vem valorizar o trabalho dos acadêmicos. Também contribui para popularizar ainda mais as pesquisas feitas nas instituições de Ensino Superior, fazendo com que esses resultados cheguem a quem realmente precisa”, analisa Szekut.
Melhoria na qualidade
Deivid Junior Fasolo, de Salgado Filho, conquistou o primeiro lugar na modalidade Agronomia, com o TCC “Uso de diferentes inoculantes bacterianos isolados e em associação para silagem de milho”, pelo Centro Universitário Unisep – Campus Francisco Beltrão. O trabalho foi orientado pelo professor Acir Felipe Grolli Carvalho e teve a participação de Edson Risso, colega de curso.
Deivid Fasolo pesquisou a utilização de três grupos de bactérias, de forma separada ou em grupo, para a conservação da silagem, que é o principal alimento das vacas e afeta diretamente na quantidade e qualidade do leite produzido. Foram avaliados outros quesitos, como a matéria seca, a proteína bruta e o teor de pH. “Comparando com os índices da literatura, os resultados foram positivos com a inoculação dos grupos de bactérias administrados de forma separada. Foram ainda melhores quando os grupos foram associados”, resume.

Fasolo, atualmente, trabalha na secretaria de Agricultura de Salgado Filho, e relata que já começou a aplicar o conteúdo junto a produtores de leite do município. “Estou muito feliz com a premiação, é um reconhecimento importante e que pode abrir novos caminhos profissionais. Quero agradecer à minha esposa Lucimara, aos amigos Odenir De Barba e Matheus Henrique Loch e ao professor Flavio Daniel Szekut.”
Economia combinatória
Rafaela Giachini da Silva, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Unisep – Campus Francisco Beltrão, ficou com a terceira colocação na modalidade, com o TCC “Aplicação da plataforma BIM na elaboração de projetos de uma central geradora hidrelétrica”. O trabalho de conclusão teve os professores Douglas Everton Cadore (orientador) e Taienne Winni Paiz Ecker (coorientadora), além do suporte de Analice Pinzon Balena, coordenadora do curso de Engenharia Civil do Unisep.
Rafaela aplicou a metodologia BIM (Building Information Modeling, modelagem de informações da construção, em tradução livre), usando como objeto de estudo o projeto de uma CGH que está sendo construída no Rio Grande do Sul. Apesar de ser uma forte tendência, a plataforma BIM tem sido utilizada para construções residenciais e comerciais. A aplicação em uma CGH é algo novo.
A agora Engenheira Civil utilizou a plataforma BIM para combinar as informações de três sofwares diferentes e gerar um projeto em 4D, inclusive com um vídeo com o desenvolvimento da obra ao longo do tempo (https://www.instagram.com/tv/
“Como é uma obra de grande porte e que custa alguns milhões de reais, a plataforma BIM resulta em vantagem econômica”, aponta a Engenheira Civil, que pretende continuar estudando a plataforma BIM, incentivada pela premiação do Crea-PR. “Estou muito feliz pela valorização. Foram muitos meses de dedicação ao projeto. O prêmio acrescenta ao meu currículo e dá visibilidade ao trabalho desenvolvido”, comemora.
Recorde histórico
Para o gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes, a quinta edição do Prêmio é histórica em função do volume de trabalhos recebidos para análise, envolvendo mais de cem Instituições de Ensino Superior. Todos os trabalhos foram avaliados na perspectiva de inovação e aplicabilidade.
“O Prêmio se consolida com o comprometimento de todos, nas áreas acadêmica, científica e de regulação das atividades no exercício das profissões. Com a parceria com a Cooperativa CredCrea, a premiação tem auxiliado significativamente o desenvolvimento dos jovens profissionais, resultando em evolução e ascensão profissional. Certamente foi uma edição histórica”, reforça.
Definição dos melhores
A votação estadual do Prêmio, que tem importância significativa para o desenvolvimento tecnológico do Estado, aconteceu de 7 a 15 de junho e contou com a participação dos Colégios de Inspetores, CDER e CIE. Foram escolhidos os melhores trabalhos, nas modalidades de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Agrimensura, Agronomia e Engenharia de Segurança do Trabalho.
Nesta edição, 212 trabalhos foram indicados por coordenadores de curso ao Prêmio, em todo o Estado, sendo quatro trabalhos na Regional Apucarana do Crea-PR; 40, na Regional Cascavel; 43, na Regional Curitiba; 32, na Regional Guarapuava; 11, na Regional Londrina; 43, na Regional Maringá; 23, na Regional Pato Branco; e 16, na Regional Ponta Grossa. Através das votações realizadas nas oito regionais do Crea-PR foram selecionados 28 para a fase final. Participaram desta fase Conselheiros e Inspetores do Crea-PR, além de coordenadores de cursos e presidentes de Entidades de Classe.
Os trabalhos premiados podem ser acessados na Biblioteca Virtual do Crea-PR (https://bibliotecavirtual.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa