A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) firmaram termo que permite que alunos de Medicina e Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizem atendimentos supervisionados no Hospital Regional do Sudoeste (HRS), em Francisco Beltrão. O documento tem vigência de cinco anos e foi assinado nesta segunda-feira (26).
O hospital, que é vinculado à Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), disponibilizará a infraestrutura da unidade para que os alunos, acompanhados dos professores, tenham acesso aos pacientes e informações relacionadas aos atendimentos.
“A regionalização dos serviços de saúde e o fortalecimento do ensino são propostas do governador Ratinho Junior e não tenho dúvidas de que essa parceria vai viabilizar que o Hospital Regional seja uma referência de hospital escola, auxiliando no atendimento da unidade e na formação destes profissionais na área da saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
OPORTUNIDADES – Além da ampliação do atendimento no hospital, este trabalho permitirá mais oportunidades de estágio na área da saúde em toda a região Sudoeste do Estado, que passará a ser polo de educação.
O superintendente da Seti, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da parceria para ampliar as possibilidades de atendimento de saúde para a população da região. “A assinatura do termo de cooperação é de grande relevância não só pelo aspecto de atendimento à população porque vai ampliar as possibilidades de melhor atendimento para a população, mas porque envolve o processo de formação de profissionais na área da saúde”, disse.
“É uma parceria que caminha para que o Hospital Regional do Sudoeste se torne um hospital escola. Ganha o hospital, ganha a população atendida pelo hospital e ganha a universidade, que passa a ter um centro maior para os campos de prática de formação dos seus estudantes da área da saúde”, acrescentou.
FUTURO – Segundo a Seti, atualmente existe uma parceria entre as instituições que possibilitam a residência médica em cirurgia geral, e agora, com este novo termo, a intenção é ampliar os serviços para possibilitar maior abrangência das atividades dentro do hospital, incluindo alunos de áreas multiprofissionais como fisioterapia, psicologia e enfermagem.
Além disso, há ainda, um pedido ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) para ampliação das ofertas de estágio em graduação e pós-graduação para possibilitar avanços de ofertas para as áreas de cirurgia, ortopedia e pediatria.
“Desde o início do curso de medicina, temos interesse em termos um hospital escola na região e este termo é uma continuação do trabalho que já vem sendo feito e permitiu que a Universidade formasse três turmas de medicina”, afirmou o vice-reitor da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello.
COVID-19 – O HRS possui atualmente 33 leitos de UTI e 3 enfermarias para atendimento exclusivo à Covid-19. A diretora da unidade, Cintia Jaqueline Ramos, falou sobre o trabalho do hospital no enfrentamento a pandemia, e a ampliação da parceria com a Universidade. “Desde os primeiros casos confirmados da Covid-19, tivemos equipamentos, medicamentos e contratação rápida e precisamos destacar este trabalho que foi realizado de maneira imediata pela Sesa, e com a Unioeste vamos aproximar ainda mais e aperfeiçoar o que já temos trabalhado, ajustando e qualificando o serviço dentro do hospital”.
O deputado estadual Nelson Luersen, que acompanhou a celebração do termo, também comentou sobre o trabalho na região. “Gostaria de destacar a importância da Sesa no combate à Covid e continuação da assistência que tem sido dada aos pacientes do Paraná, fazendo com que tenhamos mais leitos, mais espaço para atender a população, graças a essa estrutura montada hoje na secretaria em parceria com as instituições e entidades de saúde do Paraná”, disse.
PRESENÇAS – Participaram da assinatura da Funeas: o diretor-presidente, Marcello Machado, diretor-administrativo, Valmir Alberto Thomé, diretor-técnico, Geraldo Gentil Biesek, da Sesa: o chefe de gabinete, César Neves, a diretora-técnica do HRS, Carla Patrícia Alves e Souza e diretora acadêmica Luciana Pinheiro.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa