Visando a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, a Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou o Projeto Visão, o uso da inteligência artificial para pessoas com deficiência visual.
“O projeto mostra a importância da tecnologia para a saúde, dando autonomia para as pessoas com deficiência visual. Um projeto que vem para melhorar a qualidade e o conforto na vida das pessoas”, explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti.
O projeto contempla um óculos com um dispositivo que lê instantaneamente textos, telas, ou qualquer outra superfície, comunicando à pessoa o que está em sua frente. Também reconhece rostos, auxilia em compras, entre outras opções. O dispositivo, de tecnologia israelense, é desenvolvido pela OrCam.
O ato de apresentação foi na manhã desta sexta-feira (22), na Escola Municipal Rocha Pombo, com a presença de alunos deficientes visuais e professores de algumas instituições de ensino do município, além de convidados.
O coordenador do projeto e chefe da divisão do Desenvolvimento de Ciência Tecnologia e Inovação, Carlos Pontim, junto à diretora Kátia Bertol, explicaram que o próximo passo é fazer um levantamento sobre as pessoas com deficiência visual em todo o município, para poder fazer a aquisição do dispositivo. Ainda, reforçaram a importância da tecnologia para auxiliar no ensino de pessoas com deficiência visual. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui dois alunos totalmente cegos e cinco com baixa visão.
“O nosso compromisso diante à Administração é buscar por alternativas que melhorem a vida do pato-branquense, dando condições à elas. Esse dispositivo auxiliará muito, especialmente na aprendizagem das nossas crianças”, frisa o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
Mais
Pato Branco propõe mudança na estrutura administrativa para agilizar emissão de alvarás
Prefeitura de Pato Branco encaminha mensagem retificativa sobre adicional de insalubridade
Feira do Empreendedor conecta ecossistema responsável por 94% dos negócios do Paraná