Com 86,6% da população apta a receber a vacina contra a covid-19 (5 anos completos acima) e uma taxa de transmissão de 0,46 o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Pato Brando, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (24), optou por suspender a apresentação de comprovante de vacinação em eventos. Também foram apresentadas as novas orientações para o isolamento de contaminados pelo vírus e de quem teve contato com contaminados.
Conforme a nova portaria, em casos assintomáticos são recomendados sete dias de isolamento a partir da data da coleta de exame. Após este prazo, se permanecer assintomático, pode encerrar o isolamento, mantendo cuidados sanitários até o 10º dia. Em casos leves, ou seja, que não necessitam de internação hospitalar, são recomendados dez dias a partir do início dos sintomas, podendo sair do isolamento após este prazo desde que esteja afebril sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com remissão dos sintomas respiratórios.
Já os casos moderados a graves que necessitam de hospitalização são recomendados 20 dias a contar da data de início dos sintomas. O isolamento encerra após o prazo desde que esteja afebril, sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas, e com remissão dos sintomas respiratórios.
Quem teve contato próximo com pessoas confirmadas com a doença, são recomendados sete dias a partir do último dia de contato. Quem está em dia com as vacinas contra a covid-19 e quem apresentou a doença nos últimos 90 dias não será necessário cumprir quarentena.
Mais
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.138 vagas de emprego com carteira assinada
Saúde alerta para risco de doenças com baixa adesão às vacinas em Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.664 vagas emprego com carteira assinada