A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quinta-feira (25), que mais de 41 mil casos e 12 mortes por varíola dos macacos foram relatados em 96 países. A maioria dos casos se concentra nos Estados Unidos.
A OMS declarou o surto uma emergência de saúde global em julho.
O número de casos registrados globalmente diminuiu 21% na semana encerrada em 21 de agosto, após uma tendência de um mês de aumento de infecções, de acordo com o último relatório epidemiológico da OMS. “Há sinais de que o surto está diminuindo na Europa, onde uma combinação de medidas eficazes de saúde pública, mudança de comportamento e vacinação está ajudando a prevenir a transmissão”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
Ainda assim, mais de uma dúzia de países viram um aumento no número de casos semanais, com o maior crescimento relatado nos Estados Unidos. Mais de 34% da atual contagem global de casos está no país norte-americano. A OMS disse que as infecções na região das Américas mostraram “um aumento contínuo e acentuado” na semana anterior.

Mais
PCPR prende irmãos por homicídio e ocultação de cadáver em Pato Branco
Homem é preso por tráfico de drogas e ligação com furto na região
Polícia militar registra quatro ocorrências entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado