Integrantes do Conselho de Administração da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e presidentes das entidades afiliadas foram apresentados ao Programa de Inovação, iniciativa que tem como objetivos incentivar a inovação nas entidades associadas e nas empresas que fazem parte do movimento associativista na região. O plano de trabalho foi desenvolvido por uma comissão interna da Cacispar, com a expertise do Sebrae Paraná.
A apresentação aconteceu durante a reunião mensal, do CAD da Cacispar, na sede da Associação Comercial e Empresarial de São João (Acesj), no dia 29 de agosto. Guilherme Rafael Cancelier, vice-presidente para Assuntos de Inovação da Cacispar, e Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae Paraná, detalharam a preparação prévia e as próximas etapas.
O programa tem objetivos como fomentar o desenvolvimento de parques tecnológicos e proporcionar condições para que 80% das entidades vinculadas à Cacispar estejam engajadas no processo de inovação até 2025. Também há o interesse em inspirar as empresas associadas para que busquem inovar em seus processos ou negócios.
Guilherme Cancelier relatou sobre a formação da comissão e os três workshops de preparação, realizados entre maio e julho deste ano. “É um momento inédito que está acontecendo na Cacispar. A iniciativa é pioneira entre as coordenadorias do Estado”, afirma.
Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae Paraná, abordou as cinco fases do programa: ideação, planejamento, apresentação, execução, monitoramento e sucesso. “Desde o início, a busca por maneiras de levar a inovação para negócios tradicionais marcou o trabalho.”
O presidente da Cacispar, Paulo Sergio Bueno, destaca os quatro fundamentos do novo programa: promoção da cultura de inovação, desenvolvimento de pessoas, criação de estratégias e processos, e formação da rede de parceiros. “A comissão trouxe as ferramentas e vamos trabalhar para realizar o planejamento. De início, atuaremos em duas frentes, uma com associações empresariais que demonstram vocação para o tema, outra no desenvolvimento da cultura da inovação nas demais ACEs”, explica Paulo.
Visita técnica
Antes da reunião mensal na Acesj, os integrantes do CAD e presidentes de associações empresariais do Sudoeste participaram de uma visita técnica à Coasul Cooperativa Agroindustrial, em que foram recebidos pelo diretor-presidente Jacir Scalvi e outros dirigentes.
Na reunião, que teve como anfitrião o presidente da Acesj, Tiago Roberto Wiesenhutter, e a presença de Jacir Scalvi, diretor-presidente da Coasul, também foram discutidas pautas relacionadas à Cacispar Mulher e à Cacispar Jovem e ao Conselho Permanente de Executivos do Sudoeste (Copes).

Mais
UFFS aprova criação de dois novos cursos na área de Computação
Campanha de final de ano sorteia oito scooters elétricas em Pato Branco
Continuidade e Superação: Reflexões do Vereador Alexandre Zoche sobre a Expopato e o Desenvolvimento de Pato Branco