Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta terça-feira (11) mais 16 casos de Monkeypox no Paraná. Eles foram registrados em Curitiba (9), Campo Largo (2), Lapa (1), Piraquara (1), São José dos Pinhais (1), Cascavel (1) e Ibiporã (1).
O Estado soma 243 diagnósticos positivos da doença, 661 descartados, 109 suspeitos e nenhum óbito. Dentre os casos confirmados, 228 são homens e 15 são mulheres. A faixa etária da maioria das confirmações abrange dos 20 aos 39 anos.
“Estamos monitorando constantemente a doença, juntamente com as equipes municipais, e orientando a população para que aqueles que apresentem sintomas procurem uma unidade de saúde mais próxima para solicitar o exame e, se necessário, iniciar o tratamento o mais breve possível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
SINTOMAS – A Monkeypox é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.
A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Mais
Com impacto de R$ 4,2 milhões, Pato Branco propõe reajuste de 5,4% ao magistério sem comprometer finanças
Estado envia às escolas 1ª remessa de alimentos do ano com 4,6 mil toneladas
Estado vai enviar projeto de lei para reduzir em 55% o custo dos exames da CNH no Paraná