Pato Branco foi sede de uma série de reuniões relacionadas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), no dia 6 de dezembro. A principal, com as lideranças de governança cooperativa, aconteceu à noite, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB), no Parque de Exposições. Ao longo do dia, foram realizadas reuniões do Colégio de Instituições de Ensino Regional (CIE), da Comissão Acadêmica Regional (CAR) do CreaJr-PR, do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER) e do Colégio de Inspetores (CDIN), distribuídas na sede do Crea-PR e no Unidep – Centro Universitário.
A reunião de governança cooperativa contou com a participação do engenheiro civil Ricardo Rocha, presidente do Crea-PR. “A cada ano, são feitas duas rodadas de reuniões das governanças corporativas nas oito regionais do Crea, no Estado. É a forma de praticar a gestão participativa, de conversar com conselheiros, inspetores, presidentes de entidades de classe e coordenadores de cursos”, informa Ricardo Rocha.
O presidente do Crea-PR acrescenta que as reuniões são também oportunidades para trocar experiências e conhecer os problemas e desafios de cada região. “Cada Regional tem suas características e particularidades. Há, constantemente, uma busca pela interação, em função da riqueza e abrangência das nossas regiões”, completa.
Paulo Warmling Meurer, engenheiro civil, conselheiro do Crea-PR e presidente da Associação dos Engenheiros da Fronteira do Iguaçu (Assefi), esteve entre os participantes da reunião de governança corporativa. Além de trocar experiências e da aproximação com outros integrantes do sistema na região, ele ressalta a comunicação direta com a diretoria do Conselho.
“Temos a oportunidade de conversar com o presidente do Crea, diretamente, e relatar problemas que os profissionais das Engenharias enfrentam na região”, destaca Paulo.
Dirceu Schnem, engenheiro agrônomo de Flor da Serra do Sul e coordenador do CDER, valoriza a reunião entre as lideranças regionais. “Foi um momento para analisar as ações promovidas neste ano e planejar o que será desenvolvido em 2023”, resume Schnem, que é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão.
O Crea-PR, por meio de seus representantes, está realizando os encontros nas oito Regionais: Guarapuava, Maringá, Apucarana, Londrina, Pato Branco, Cascavel, Curitiba e Ponta Grossa.
Os objetivos da governança cooperativa:
– interação entre inspetores, conselheiros e demais instâncias do Sistema Confea/Crea, elevando a qualidade do processo decisório dos órgãos deliberativos do Crea-PR;
– melhoria da atuação dos órgãos auxiliares do Conselho, destacadamente os inspetores;
– identificação das características locais dos profissionais, empresas, entidades de classe, instituições de ensino, órgãos oficiais do Sistema Confea/Crea;
– promoção e manutenção de um relacionamento de excelência entre os órgãos deliberativos, executivos e auxiliares do Conselho e destes com o público externo;
– equidade e transparência na tomada de decisões;
– promoção e manutenção de um sistema de excelência de gestão convergente às diretrizes, objetivos e políticas traçadas pela administração do Conselho.
Mais
Sesc Pato Branco exibe filme Câncer com Ascendente em Virgem no Paraná Rosa
Agência Regional do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.467 vagas de emprego com carteira assinada
Meio Ambiente integra ação de remoção de resíduos pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias