O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) iniciou suas atividades em 2010 e, desde sua criação, trabalha incessantemente na promoção de ações e pesquisas que contribuam para a formação de profissionais atuantes no âmbito do desenvolvimento regional. Neste sentido, ao longo de seus treze anos de trajetória científico acadêmica, o PPGDR construiu um espaço aberto para a teorização e prática interdisciplinar sobre as relações entre sociedade e natureza, retribuindo à sociedade com projetos, análises e parcerias significativas que impactam concreta e positivamente a comunidade regional.
Com a Linha de Pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento, o programa proporciona a consolidação de novos olhares sobre campos e aspectos específicos das regiões, possibilitando a elaboração de pesquisas, estudos e propostas de intervenção em esferas que partem desde a configuração produtiva e comércio regionais, chegando até ao planejamento urbano das cidades e às estruturas socioculturais vigentes que interferem, não somente no cotidiano dos cidadãos, mas também nos processos de desenvolvimento regional. Assim, destacam-se pesquisas como a de Leandra Daiprai, que promove uma análise da rede de transporte público da cidade de São Miguel do Oeste – SC, ou Brenda Debona Soldatelli, que busca compreender os contextos e inter-relações envolvidos no encarceramento de mulheres na Cadeia Pública de Pato Branco – PR.
Ainda sobre a importância das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Linha Regionalidade e Desenvolvimento, destacam-se os estudos relacionados às áreas de desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e realidade da população do campo. Este é o caso dos trabalhos de Pahola Cristiny Viecelli, que analisa o consumo alimentar regional com o intuito de entender hábitos e perfis de consumidores, bem como, Renata Borges Kempf, que aborda as ações de associações de mulheres nas etapas do processo produtivo, que envolve a produção, o controle financeiro e as estratégias de comercialização da agroindústria.
Por meio da Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, promovem-se olhares diversificados e interdisciplinares para o campo educacional, fomentando a formação de educadores na medida em que ampliam as competências e habilidades sobre aspectos distintos da educação formal e não formal, além de garantir a fundamentação de amplas perspectivas relacionadas aos diferentes aspectos da educação. Neste sentido, ressaltam-se as pesquisas de Daniana de Costa, que aborda as possibilidades de inter-relação entre educação ambiental e o ensino de matemática, e Antônio Carlos Mazzetti, que reflete sobre os processos de internacionalização dos programas de pós-graduação com foco em desenvolvimento regional.
Desta forma, o PPGDR desempenha importante papel na promoção de olhares inovadores sobre os diferentes aspectos e elementos regionais, corroborando com planos de intervenção, ações estratégicas e práticas efetivas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. A cada ano, consolida sua importância no meio acadêmico, científico e regional, possibilitando não apenas a formação de pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, mas também agentes de mudança no âmbito das áreas em que atuam.
Recentemente, o PPGDR divulgou edital de seleção para as turmas de 2024. Tratam-se de 30 vagas divididas entre os níveis de Mestrado e Doutorado. As inscrições ocorrem até o dia 28 de setembro de 2023 e devem ser realizadas pela plataforma de requerimento.
Mais
CEI da Causa Animal apresenta relatório final
Concurso da Adapar oferece 57 vagas com provas também em Pato Branco
Educação Municipal promove “Um dia mais que legal no Tempo Integral”