Crea-PR realiza 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe

Programação, de 25 a 27 de outubro, em Foz do Iguaçu, será acompanhada por comitiva do Sudoeste; três profissionais da região serão homenageados no 10º Prêmio Destaque Profissional do Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promove o 49º Encontro Paranaense de Entidades de Classe, entre os dias 25 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu. Gestores e representantes das Entidades de Classe, profissionais e lideranças das áreas relacionadas estarão reunidos para debater e discutir as tendências e rumos das Engenharias, da Agronomia e das Geociências.

Na abertura oficial do evento, além do presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, estarão presentes outros representantes do Conselho e autoridades políticas e de outras entidades convidadas, incluindo o diretor presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri. Foram preparadas ainda homenagens ao Engenheiro Civil, Carlos Roberto Wild (in memorian), ex-coordenador do Colégio Estadual de Entidades de Classe, falecido recentemente e aos inspetores do Crea-PR que encerram mandato em dezembro de 2023.

A programação do evento inclui palestras com importantes assuntos da atualidade, oficinas, debates sobre as eleições do Sistema Confea/Crea, que serão realizadas em novembro, e várias ações previstas pelo 32º Fórum de Inspetores, pelo 16º Prêmio Crea-PR da Qualidade e pela 10ª Edição do Prêmio Destaque Profissional do Crea-PR.

“O evento tem como grande objetivo a integração das Entidades de Classe e programas que envolvam o fortalecimento de todas elas e da sustentabilidade. O grande destaque deste ano fica por conta dos avanços tecnológicos e a aplicação da inteligência artificial e as novas tecnologias aplicáveis nas gestões das Entidades de Classe”, destaca Claudemir Marcos Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR.

Região Sudoeste representada

Estão confirmadas as participações de representantes de cem Entidades de Classe do Paraná. Cerca de 50 profissionais da região sudoeste do Paraná acompanharão as atividades, representando oito Entidades: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-FB); Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge); Regional do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge Sudoeste); Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB); Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB); Associação de Engenheiros da Fronteira do Iguaçu (Assefi); Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná (Aefos); e Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP).

Os organizadores acreditam que essa será uma das maiores edições já realizadas e atribuem o sucesso à qualidade técnica dos temas que serão abordados por especialistas conhecidos em todo o País. “Contaremos com grandes palestrantes de renome nacional, como José Salibi Neto, que fará uma abordagem no segundo dia do evento sobre a gestão do amanhã e como será a gestão para os profissionais do futuro. No dia seguinte, teremos Matheus Barros, Engenheiro Civil que conhece muito sobre cidades inteligentes e que abordará a temática a cidade do futuro. Outro importante destaque é o Carlos Piazza que falará sobre a Inteligência Artificial como ferramenta de auxílio a todo profissional na tomada de decisão e no aprimoramento do seu trabalho”, argumenta Prattes.

Frente Parlamentar

Outro momento importante será a participação do coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomias e Geociências na Alep, deputado estadual Fábio Oliveira, que é Engenheiro Civil. “Ele fará um debate com o presidente, Ricardo Oliveira, destacando essa frente que foi uma conquista do Crea e de seus colegiados e como ela está caminhando. Serão apresentados quantos projetos de lei já estão protocolados na Alep e quantos estão em discussão. Em junho de 2023, o Conselho apresentou 25 propostas de projetos de lei para a Frente Parlamentar”, afirma o gerente.

Premiações

Para o encerramento da programação, haverá a cerimônia do 16º do Ciclo Prêmio Crea-PR da Qualidade (PCQ), que tem por finalidade a premiação das Entidades de Classe que foram destaques em suas atuações na sua evolução em seus sistemas de gestão. Também está prevista a entrega da 10ª Edição do Prêmio Destaque Profissional, que distingue atuações profissionais nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Da região Sudoeste, três profissionais serão premiados.

Educador Destaque – Alvaro Boson de Castro Faria

Engenheiro florestal, mestre e doutor pela UFPR, professor nas áreas de política, ética, legislação e proteção florestal na UTFPR – campus Dois Vizinhos.

Carreira Destaque – Alceu Luiz Assmann

Engenheiro Agrônomo, coordenador regional de pesquisa no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), em Pato Branco.

Profissional Destaque – Daniel Damin

Engenheiro eletricista, gerente administrativo de projetos na Flessak Eletro Industrial, em Francisco Beltrão.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube