O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR Campus Pato Branco tem ampliado sua atuação internacional por meio de colaborações em ensino e pesquisa com países do chamado Sul global. Nesse contexto, o doutorando Carlos Frederico Branco, da linha de pesquisa Regionalidade e Desenvolvimento e orientado pela professora Josiane Carine Wedig, realizou uma mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina. A missão de formação e pesquisa ocorreu de 15 de setembro a 15 de novembro de 2024 no Campus Posadas da UNaM, sob supervisão da professora Norma Oviedo, da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales.
Nesta missão, o doutorando Carlos desenvolveu ações previstas no plano de trabalho Colaboração internacional entre grupos de pesquisa PPGDR e UNaM, financiado pelo Edital 04/2024 DIRPPG – Cotas de Internacionalização para Programas de Pós-Graduação (CIPPG). Os objetivos da iniciativa incluem o fortalecimento da colaboração internacional entre grupos de pesquisa do PPGDR e UNaM, a consolidação do convênio Dinter/CAPES estabelecido entre as instituições, o aprofundamento da pesquisa de tese vinculada ao projeto Resistências camponesas e indígenas em face ao Antropoceno, a ampliação da experiência de curadoria de museu e a realização de formação acadêmica nas áreas de Antropologia e História na UNaM.
Durante a missão, Carlos participou da Semana de Internacionalização da UNaM, e das Jornadas de Investigação, com a apresentação Confluências Kaingang na cidade de Clevelândia: São João Maria e os arroios Brinco e Cachoeirinha, relacionada à sua pesquisa de tese.
Além disso, realizou pesquisa de campo na Aldeia Guarani Mbya, em San Ignacio, Misiones, colaborou na organização e participou de eventos conjuntos, tanto presenciais quanto remotos, por ocasião da visita de comitiva da UNaM ao Campus Pato Branco.
Mais
Estado retoma vacinação nas escolas e reforça importância da carteirinha em dia
Francisco Beltrão sediará, no dia 5, oficinas sobre questionários da PCA de 2025
Paraná lidera geração de empregos pela rede Sine no primeiro semestre