O Sebrae/PR, em parceria com o Núcleo do Empreendedor Jovem (NEJ) da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), promoveu na noite da última terça-feira (20), em Pato Branco, um workshop com o tema “Investimentos em Startups – como escolher o modelo ideal”. O evento reuniu mais de 50 empreendedores de toda a região, incluindo quem deseja investir em um novo negócio e quem procura um investidor para a sua startup.
O workshop contou com a palestra de Carlos Klein, diretor de investimentos e cofundador da Ventiur Smart Capital – aceleradora de startups. Ele falou sobre os desafios da área, como o empreendedor ou investidor pode se preparar para tomar a melhor decisão e que aspectos são mais importantes neste momento.“Essa noite compartilhamos um pouco da nossa experiência com investimentos, falamos sobre modalidades, riscos, características e que, muitas vezes, a taxa de sucesso em relação às startups é baixa”, comenta Carlos.
Ele lembrou, também, que é preciso que os empreendedores amadureçam e compreendam a importância que isso tem para o investidor. “O que os empreendedores muitas vezes não entendem é que isso é um investimento e que se busca o retorno sobre ele. Atualmente, a maioria tem dificuldades de ter esse compromisso moral, de fazer o trabalho bem-feito. O que mais vemos são pessoas empregando muito mal o dinheiro dos outros”, acrescenta o diretor da Ventiur Smart Capital.
Carlos destacou ainda como a Ventiur Smart Capital olha para as startups e qual a possibilidade de investir nelas. “Quanto mais em estágio inicial a empresa, mais ela precisa de ajuda do que de dinheiro. Eu olho muito para as pessoas nesse caso, porque a gente não tem um histórico de resultado para analisar. Quanto mais para frente a empresa, mais conseguimos avaliar números. Isso, claro, sem deixar de olhar para as pessoas.”

Ações de planejamento
Consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira explica que o evento integra as ações que compõem o planejamento do Conselho Municipal de Inovação de Pato Branco. “O evento hoje vai ao encontro do que buscamos, que é aumentar o diálogo e as possibilidades de investimentos em inovação. Essa é uma pauta muito importante em que o Sebrae tem atuado, o fomento a essa cultura do investimento e o aumento da maturidade das startups para que se tornem mais atrativas para os investidores. Outros dois eventos estão planejados para o ano com foco na formação de investidores”, acrescenta Elizandro.
NEJ
A presidente do NEJ, Marcieli Bugoni, pontua que a ideia do evento surgiu a partir da necessidade dos empreendedores. “Falar sobre investimentos é um assunto que faz parte do dia a dia do empreendedor. Então, identificamos essa necessidade e conversamos com o Sebrae no intuito de realizar algumas ações como essa, promovendo encontros entre aqueles que precisam receber investimentos e quem deseja investir. Para os nossos nucleados é uma oportunidade, também, de compreender que aspectos o investidor leva em consideração na hora de realizar o investimento”, conclui Marcieli.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco