Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco lança Projeto “Meninas de Futuro”

Foi lançado na tarde desta quinta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Pato Branco, o projeto Meninas de Futuro, uma iniciativa da Procuradoria da Mulher que visa desenvolver o potencial pessoal, social e profissional de meninas entre 15 e 18 anos do Colégio Estadual de Pato Branco – Premen. A vereadora e Procuradora da Mulher na Casa, Anne Gomes, responsável pela realização do projeto destacou a importância de criar espaços que fortaleçam a autoestima e a confiança das jovens. “Queremos que essas meninas se vejam como protagonistas de suas próprias histórias, preparadas para enfrentar os desafios da vida adulta com consciência, autonomia e coragem”, afirmou Anne.

O projeto terá cinco encontros, com encerramento previsto para dezembro. As oficinas abordarão temas como identidade, comunicação, liderança, carreira, redes sociais, prevenção à violência e cidadania ativa. As próximas duas etapas ocorrerão no Colégio Estadual de Pato Branco, em formato de circuito temático, e as outras duas serão realizadas na Câmara. Na abertura, o presidente da Câmara Municipal ressaltou o papel do legislativo na promoção de políticas públicas voltadas à juventude e à equidade de gênero. “Essa é uma iniciativa que ultrapassa os muros da escola e da Câmara. É sobre investir no futuro da nossa cidade, começando por quem vai construí-lo: nossas jovens”, destacou o presidente, Lindomar Brandão.

Durante o evento, as jovens foram incentivadas a expressar seus sonhos para a cidade, participaram da eleição simbólica de vereadoras jovens e assistiram à palestra da Dra. Caroline Duarte sobre “Saúde, corpo e autocuidado”. Após a eleição, as jovens “tomaram posse” de cada cadeira e fizeram a eleição da Mesa Diretiva. A estudante Priscila Oliveira, eleita a presidente pelas demais, explicou que, ao saber do Meninas de Futuro, achou a proposta interessante e se inscreveu. “Em um primeiro momento quis participar para saber mais sobre a saúde da mulher, mas foi muito mais do que imaginei. Achei bem legal e interessante termos essa experiência da votação e esse contato com a política”, avaliou ela.

O projeto conta com o apoio de profissionais da saúde, empresárias, comunicadores, delegada da Mulher e representantes de entidades locais, como os Rotary Clubs e o Núcleo da Mulher Empresária. A expectativa é de que ao final das atividades as participantes estejam mais preparadas para a vida adulta, com mais confiança, conhecimento e conexão com a comunidade.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube