Conexão Turismo Sudoeste vai integrar setores e fortalecer a economia regional

Nesta terça-feira (16), no auditório da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), o Sebrae/PR e o Sindicato Empresarial dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS) apresentaram o Conexão Turismo Sudoeste. O evento, que acontecerá em 22 de outubro, no Garden Club, em Pato Branco, será gratuito e pretende reunir empresários, gestores e colaboradores dos setores de bares, restaurantes, hospedagem e de outros setores da região sudoeste do Paraná.

A programação inclui palestras e atividades práticas, contará com um talk show com representantes do setor de Recursos Humanos do Restaurante Madalosso e do Hotel Recanto Cataratas e um caso de sucesso com Vitor Bourguignon (vencedor do reality MasterChef Brasil – A Revanche 2019 e com empreendimentos em Curitiba e São Paulo), abordando temas relevantes para o setor. O palestrante Gustavo Malavota, fundador da Mola Educação, fará palestra sobre aumento de tíquete de vendas e fidelização de clientes. Além disso, a programação prevê um Café Colonial com Produtores Locais durante o intervalo, que visa valorizar a gastronomia regional e proporcionar uma experiência autêntica.

Vanessa Vivan, consultora do Sebrae/PR, relata que a iniciativa conta com a parceria da Instância de Governança Regional (IGR) de Turismo Vales do Iguaçu, da ACEPB, da Fecomércio PR, do Senac Paraná, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná e do Conselho Municipal de Turismo de Pato Branco (Comtur) e declara ainda que empresas e instituições podem ser apoiadoras ou parceiras do Conexão Turismo Sudoeste.

“O Conexão Turismo Sudoeste surgiu após o Sebrae e o SHRBS identificarem que muitas empresas, como os restaurantes, não se percebem na cadeia turística. Há outros segmentos de serviços que são utilizados por turistas na região e que também não têm essa percepção”, comenta Vanessa.

A consultora do Sebrae/PR observa ainda que muitos empreendedores se veem como concorrentes.

“Nosso desafio é trazê-los para o evento e mostrar que eles podem se aliar e melhorar seus resultados”, projeta.

O presidente do SHRBS, Kauê Felipe Cichocki, detalha que o setor de turismo engloba várias vertentes.

“Temos os bares, os restaurantes, a hotelaria, o transporte e a logística, os clubes e os parques. Tudo o que traz valor monetário de outros lugares para a região pode ser considerado turismo. Temos recebido muitas visitas de pessoas, de representantes de empresas de outras cidades para conhecer e investir aqui”, salienta o empresário, que também é presidente do Comtur e diretor de Turismo da ACEPB.

Pelo interesse e aumento de visitantes à região, Kauê justifica que é preciso investir ainda mais na profissionalização dos empreendedores.

“O Conexão Turismo Sudoeste foi criado para trabalhar temas importantes como a gestão, debater ideias e criar produtos que façam sentido para a nossa região e que acabem atraindo mais pessoas”, acrescenta.

Na ação desta terça-feira, o diretor executivo da IGR Vales do Iguaçu, Adriano Radaelli, palestrou sobre as conexões do turismo. Ele comenta que a IGR tem trabalhado para impulsionar o turismo na região como fonte de renda e de emprego e que o Conexão Turismo Sudoeste deve contribuir positivamente.

“O evento em Pato Branco, em outubro, convida empreendedores a participar, buscando conhecimento e parcerias no turismo regional. O objetivo é promover a colaboração entre municípios e empreendedores, visando à criação de roteiros turísticos regionalizados, inspirados em modelos de sucesso como Serra Gaúcha, Minas Gerais e Nordeste”, lista.

Mais atrações

Além da palestra e do talk show, o Conexão Turismo Sudoeste vai destacar a cultura e a gastronomia locais com atrações que oferecem experiências autênticas aos participantes. As atividades foram pensadas para fortalecer a identidade regional e promover o trabalho de produtores, fornecedores e profissionais da área.

Entre os destaques, o Café Colonial com produtores da região, que oferece uma variedade de produtos artesanais e sabores típicos. Os visitantes poderão vivenciar uma experiência gastronômica genuína e acolhedora, além de apoiar diretamente a economia local. Outra atração é a Oficina de Drinks, ministrada por um bartender da região. A atividade será interativa e ensinará técnicas de preparo com ingredientes locais, como cachaças e frutas típicas.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube