Paraná distribui 21 mil mudas nativas em ações pelo Dia da Árvore; Pato Branco está entre os municípios beneficiados

O Governo do Estado iniciou nesta quarta-feira (17) uma série de ações ambientais em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no próximo domingo (21). Coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), as atividades incluem a distribuição de 21.165 mudas de espécies nativas, que vão regenerar uma área de 35 hectares – o equivalente a 40 campos de futebol – em diferentes regiões do Paraná.

As ações seguem até o dia 25 de setembro e envolvem o plantio de árvores, recuperação de nascentes e matas ciliares, além de atividades de educação ambiental em escolas, palestras e campanhas de coleta de resíduos sólidos descartados irregularmente, óleo de cozinha e sucata eletrônica.

Pato Branco entre as cidades atendidas

Um dos destaques do programa é a participação de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, que conta com um dos 19 viveiros florestais administrados pelo IAT. A unidade local é responsável pela produção de mudas nativas que abastecem não apenas o município, mas também projetos ambientais em diversas regiões do Estado. Graças ao viveiro de Pato Branco, espécies como araucária, ipê-amarelo, araçá, pitangueira e cerejeira-do-mato são cultivadas e disponibilizadas para ações de arborização urbana e recuperação ambiental.

Segundo o Gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik, iniciativas como essa despertam a consciência ambiental e mostram à população que o plantio de árvores está diretamente ligado à melhoria da qualidade de vida. “O Paraná Mais Verde, e atividades como as desta semana, reforçam os benefícios do plantio das árvores, em especial o controle da erosão, a diminuição dos riscos das enxurradas, o combate aos efeitos das mudanças climáticas e a redução gradual da temperatura média, além de fornecer alimentos para a fauna”, afirmou.

Viveiros e laboratórios de sementes

Além de Pato Branco, os viveiros florestais do IAT estão distribuídos por outros 18 municípios, como Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Ibiporã e São José dos Pinhais. O órgão também mantém dois laboratórios de sementes em Engenheiro Beltrão e São José dos Pinhais, responsáveis por garantir a diversidade genética das mais de 160 espécies nativas produzidas.

Programa Paraná Mais Verde

As ações fazem parte do programa Paraná Mais Verde, que incentiva a população a plantar árvores em áreas urbanas e rurais, aliando desenvolvimento ambiental, social e econômico. O programa atua em seis frentes: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas Comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná. De acordo com o engenheiro florestal do IAT, Alexandre Mastella, a distribuição de mudas tem impacto direto no equilíbrio ambiental. “A árvore que se desenvolve a partir dessas mudas intensifica o ciclo da água, a ciclagem de nutrientes e o estoque de carbono no solo, devolvendo equilíbrio para o ambiente”, explicou.

Com o apoio do viveiro de Pato Branco e das demais unidades regionais, o Paraná reforça sua posição de liderança nacional em iniciativas de recuperação ambiental e preservação da biodiversidade.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube