Hospital Filantrópico Policlínica recebe selo Prata em programa de segurança do paciente da Unimed

Resultado da avaliação, com nota 8A, foi divulgado nesta terça-feira (16), em Pato Branco

O Hospital Filantrópico Policlínica (HFP) conquistou o selo Prata na avaliação de manutenção do Programa Segurança em Alta, realizado pela Unimed Federação e pela Unimed Pato Branco. O resultado, divulgado nesta terça-feira (16), foi superior ao de 2024, demonstrando o compromisso da instituição com a melhoria dos atendimentos e da segurança dos pacientes. A avaliação, que foi conduzida por três auditoras – Aliny de Freitas (farmacêutica) e Anna Karen Mandrick (enfermeira), ambas da Unimed Federação, e Suelen Perez (enfermeira) da Unimed Pato Branco –, verificou 2.024 itens. O Hospital Filantrópico Policlínica alcançou a nota 8A, que indica nível 8 de segurança e nível A de conforto. Os indicadores revelam a evolução: em 2024, a instituição havia recebido o selo Bronze com a nota 7A, em uma avaliação com 876 itens.

A enfermeira Kelli Benicchio, coordenadora do setor da Qualidade do HFP, relata que a instituição participa do Programa Segurança em Alta desde 2021, que tem como objetivo principal a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos serviços de saúde em hospitais credenciados, por meio da implementação de protocolos e práticas que minimizam riscos e promovem um ambiente mais seguro para pacientes, equipe médica e colaboradores. “Essa conquista só foi possível com o engajamento de todos os colaboradores do Hospital. É um prêmio para todas as equipes. Não se faz qualidade, não se melhora a segurança do paciente, isoladamente. Todos entenderam o propósito e se engajaram no programa. Agradecemos também aos diretores e à administração, que nos deram apoio irrestrito”, destaca Kelli.

A enfermeira adianta que o engajamento continua e que o trabalho continua. O HFP recebe consultoria semanal da Unimed Pato Branco e consultoria mensal da Unimed Federação. “Para a próxima avaliação de manutenção, temos a meta de alcançar o selo Ouro, com a nota 9”, adianta.

O diretor técnico do Hospital Filantrópico Policlínica, Daniel Emygdio do Nascimento, comenta que o Programa Segurança em Alta traz benefícios diretos aos pacientes internados, como a redução de riscos de infecções, a diminuição de eventos adversos e a garantia de um tratamento mais eficaz e humanizado. “A conquista do selo Prata reforça que estamos no caminho certo, investindo na cultura da segurança e, consequentemente, no cuidado aos pacientes.”

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube