Saúde alerta sobre casos de meningite e realiza campanha de vacinação neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná divulgou uma nota de alerta sobre a incidência de 10 casos suspeitos de doença meningocócica notificados pela 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, no mês de agosto. Dos 10 casos, 7 foram confirmados, a maioria pacientes masculinos, adultos com idades entre 25 e 47 anos; dois casos foram descartados e um segue em investigação. Diante deste fato, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco chama a atenção para a imunização contra a meningite, que precisa ser realizada conforme o calendário nacional de vacinação.

A coordenadora de Vacinação, Emanoeli Agnes Stein, destacou que o índice de imunização contra a meningite, em Pato Branco, está abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela frisou que devem ser vacinadas crianças com 3 meses de vida, com a primeira dose da vacina meningocócica sorogrupo C; com 5 meses de vida, com a segunda dose da meningo C; com 1 ano de vida, com reforço da vacina meningo acwy (que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria que causa meningite e meningococcemia); e pré-adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, com o reforço da acwy.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Pato Branco na última semana anunciando recursos do Governo do Estado para fortalecer a rede de saúde de Pato Branco, e fez um pedido para que a população busque as unidades de saúde e faça a vacina contra a meningite, a fim de reduzir as chances de incidência da doença na região.

Segundo informações da Sesa, a doença meningocócica é aguda, geralmente endêmica, e a região nasofaringe é considerada o local de colonização do microrganismo. As meningites bacterianas são doenças transmitidas pelas vias respiratórias através de gotículas. Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, rigidez de nuca, náuseas e vômitos, podendo apresentar manchas avermelhadas na pele.

Onde vacinar

Durante a semana, a vacina da meningite está disponível na Sala de Vacinas Central e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros. Também haverá oportunidade neste sábado (27), na praça Presidente Vargas, das 8h às 11h, durante a campanha de vacinação alusiva a programação da Semana da Pessoa Idosa. Na praça, além da vacina da meningite também estarão disponíveis as demais vacinas do calendário nacional de vacinação, para todas as idades. O objetivo do evento, de acordo com Emanoeli, é melhorar a cobertura vacinal da influenza na população idosa, cuja cobertura vacinal é de apenas 61% e a meta preconizada pelo MS é de 90%.

No entanto, serão oportunizadas vacinas para qualquer faixa etária, para facilitar à população que trabalha e não consegue ir até os pontos oficiais de vacinação durante a semana. Sobre a meningite, Emanoeli ressaltou que além dos casos notificados no Paraná, também estão sendo apontados casos no Rio Grande do Sul, por isso é importante os pais verificarem as carteirinhas das crianças e atualizarem caso necessário.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube