Nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram três projetos em primeiras votações e dois projetos em segunda votações. Ainda, foram apresentados e aprovados 13 requerimentos e cinco indicações.
Votação única
Moção de Aplauso ao atleta pato-branquense João Vieira
De autoria do vereador Alexandre Zoche (PRD), foi aprovada em votação única a Moção de Aplauso nº 22, de 2025, a ser concedida ao atleta pato-branquense João Vieira, jogador do Vila Nova Futebol Clube de Goiânia (GO), pelo seu destaque e trajetória de sucesso no futebol nacional e internacional, representando com dedicação e orgulho o nome de Pato Branco nos gramados do Brasil e do mundo.
“João Vieira iniciou sua trajetória esportiva aos 5 anos no futsal do Grêmio Industrial Pato-branquense e, aos 10, passou ao futebol de campo pela ACB Colosso da Baixada. Entre os 11 e 13 anos, atuou no Atlético Paranaense, destacando-se tecnicamente. Aos 13, ingressou no Internacional, onde permaneceu até os 20 anos e chegou a jogar pelo time profissional. Iniciou sua carreira no São José de Porto Alegre e depois atuou na Espanha. De volta ao Brasil, defendeu clubes como Esportivo, Juventude, Pelotas, Caxias e São Luiz. Em 2022, destacou-se no Paysandu, conquistando duas Copas Verde, um Campeonato Paraense e o acesso à Série B, com mais de 120 jogos e 10 gols. Atualmente, defende o Vila Nova de Goiânia, com mais de 50 partidas, 5 gols e o título goiano de 2024. Sua trajetória é motivo de orgulho para Pato Branco, exemplo de dedicação e amor ao esporte. Assim, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso a João Vieira, em reconhecimento à sua carreira exemplar e por levar com honra o nome de Pato Branco pelo Brasil e pelo mundo.”
Balancete
Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 9, de 2025, referente ao mês de setembro de 2025.
Primeira votação
Substituição de sinais sonoros estridentes por sinais musicais nas escolas
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado o Projeto de Lei nº 116, de 2025, que dispõe sobre a substituição de sinais sonoros estridentes por sinais musicais ou visuais adequados nas instituições de ensino das redes pública e privada no município de Pato Branco. De acordo com a Justificativa do Projeto, “estudos apontam que ruídos intensos em escolas podem causar estresse, ansiedade e prejuízo à concentração, especialmente em crianças com hipersensibilidade sensorial, e a adoção de sinais musicais ou visuais contribui para um espaço escolar mais harmonioso, respeitoso e acessível”.
Mosaico Natalino
Em primeira votação e de autoria do vereador Alexandre Zoche (PRD), foi aprovado o Projeto de Lei nº 153, de 2025, incluindo no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco o evento Mosaico Natalino. De acordo com a Justificativa do Projeto, “o Mosaico Natalino é organizado por núcleos e entidades vinculadas à Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), envolvendo os setores de cultura, cervejarias artesanais e gastronomia de rua (food trucks). A proposta do evento vai além do entretenimento, pois visa o fortalecimento da identidade cultural do Município, a valorização de novos talentos e o estímulo ao associativismo e à cooperação como instrumentos de desenvolvimento comunitário”.
Alteração de Lei
De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 188, de 2025, alterando dispositivo da Lei nº 6.406, de 6 de março de 2025, que autorizou o Poder Executivo Municipal a celebrar Termo de Cooperação Técnica para realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2025. A alteração retira o representante da Câmara Municipal do Conselho Gestor para a organização e execução da Feira Expopato – 2025, suprimindo a previsão de assento destinado ao Poder Legislativo Municipal. A alteração segue a “Recomendação Administrativa no 13/2025, de 14 de outubro de 2025, emitida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pato Branco”.
Segunda votação
Rua Maria Glória Nunes Prestes de Moura
De autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 173, de 2025, que denomina de “Maria Glória Nunes Prestes de Moura”, a via pública situada no Loteamento Vale Verde, no bairro São João.
“Maria da Glória Nunes Prestes de Moura nasceu em 24 de julho de 1948, filha de Sebastião Nunes Prestes e Francilina da Silva Prestes. Casou-se em 11 de janeiro de 1965 com João Maria de Moura Filho, com quem teve cinco filhos: Jacir, Maria Terezinha, Maria de Lourdes, Antônio Valdecir (in memoriam) e Gelson (in memoriam). Foi avó e bisavó dedicada, conhecida carinhosamente como Vó Glória. Mulher de fé, honestidade e solidariedade, destacou-se pela dedicação à família e à comunidade. Durante 32 anos, cuidou com amor do neto João Henrique, que tinha necessidades especiais. Enfrentou desafios com ternura e coragem, transformando cada dia em gesto de afeto. Acompanhava o neto por todos os lugares, tornando cada caminhada uma demonstração de amor e propósito. Vó Glória deixou um legado de generosidade, fé e entrega ao próximo. Faleceu aos 75 anos, deixando saudades e inspiração.”
Crédito especial
De autoria do Executivo e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 186, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 580 mil, junto à Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com o Projeto, “o valor refere-se ao saldo parcial do superávit financeiro e rendimentos e será utilizado para a aquisição de brita graduada simples (BGS) e rachão britado, destinados à execução da obra de pavimentação asfáltica na Comunidade Bela Vista”.

Mais
Câmara de Pato Branco discute projeto de lei para garantir moradia digna e regularizar loteamentos
Após tornado, TCE-PR adota ações para apoiar população de Rio Bonito do Iguaçu
Prefeitura de Pato Branco mobiliza campanha de ajuda a famílias atingidas por tornado em Rio Bonito do Iguaçu