O Sudoeste do Paraná é uma das regiões beneficiadas pelo Paraná Trifásico, o maior programa de modernização de redes rurais do Brasil, concluído pela Copel após investimentos de R$ 3,3 bilhões ao longo de cinco anos. Na região, foram implantados 3.311 quilômetros de redes trifásicas, ampliando a qualidade, a estabilidade e a capacidade do fornecimento de energia elétrica para o meio rural e agroindustrial.
Entre os municípios com maior extensão de novas redes estão Francisco Beltrão, que recebeu 254 quilômetros, seguido por Chopinzinho, com 172 km, Capanema, com 158 km, e Marmeleiro, que soma 144 km de estruturas instaladas. Também se destacam Coronel Domingos Soares (135 km), Honório Serpa (128 km), Clevelândia (116 km), Pato Branco (115 km), Verê (114 km) e Dois Vizinhos (108 km).
A nova infraestrutura trifásica é mais robusta e resiliente a interferências externas, como eventos climáticos, e reduz significativamente as quedas temporárias de energia, evitando prejuízos à produção. O sistema permite ainda a utilização de motores e equipamentos mais potentes, leves e eficientes, beneficiando diretamente atividades como a produção de proteína animal, fumicultura e agroindústrias instaladas na região. Segundo a Copel, as redes utilizam cabos protegidos e contam com religadores automáticos e equipamentos de última geração, que possibilitam isolar trechos danificados e restabelecer o fornecimento com mais rapidez, mantendo o maior número possível de clientes conectados.
Para se conectar à nova rede trifásica, os produtores devem adequar o padrão de entrada de energia da propriedade e solicitar à Copel o orçamento para extensão da rede até o local. Após a conclusão do padrão, é possível solicitar a alteração de carga ou a migração da rede monofásica para a trifásica pelos canais oficiais de atendimento da companhia. Com a conclusão do Paraná Trifásico, o Sudoeste paranaense passa a contar com uma infraestrutura energética mais moderna, preparada para impulsionar a inovação, a produtividade e o desenvolvimento do agronegócio regional.

Mais
Pato Branco recebeu mais de R$ 134,7 milhões da União em 2025, aponta relatório da Câmara dos Deputados
Vice-prefeita Neuza Viganó anuncia atuação independente e reafirma compromisso com a população
Governador lança pedra fundamental da modernização de duas rodovias no Sudoeste