Segundo a delegada Alini Simadon, o suspeito utilizava perfis nas redes sociais para captar vítimas

Golpista investigado por estelionato em vários estados é preso em operação da PCPR em Pato Branco

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu nesta quarta-feira (13), em Pato Branco, um homem de 25 anos investigado por aplicar golpes em diversos estados do Brasil por meio das redes sociais. A ação fez parte de uma operação que cumpriu 10 mandados de busca e apreensão simultaneamente em Pato Branco e Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, além de Chapecó, em Santa Catarina. Além da prisão preventiva do principal investigado, os policiais também cumpriram mandados contra outros nove suspeitos de ceder contas bancárias para movimentação e ocultação de valores obtidos com os crimes.

De acordo com a delegada Alini Simadon, o suspeito utilizava perfis nas redes sociais para captar vítimas em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina e Paraná. Segundo as investigações, o homem prometia serviços relacionados à verificação de contas em plataformas digitais e inserção de pautas em veículos de comunicação, mas os serviços não eram entregues. Empresários, influenciadores digitais e líderes religiosos estão entre as vítimas identificadas.

A PCPR apurou que o investigado atuava principalmente no ambiente digital e utilizava a própria visibilidade nas redes sociais para dar credibilidade aos golpes. Um dos perfis utilizados por ele tinha cerca de 15,7 mil seguidores e o apresentava como ex-atleta profissional e assessor. Em outra plataforma, acumulava aproximadamente 29,5 mil seguidores, com publicações que ultrapassavam 1 milhão de visualizações. As investigações apontam prejuízo superior a R$ 200 mil às vítimas já identificadas, embora a polícia acredite que existam outras pessoas lesadas que ainda não registraram boletim de ocorrência.

A PCPR também identificou movimentação financeira superior a R$ 3,3 milhões entre 2022 e 2024, valor considerado incompatível com a renda declarada pelo investigado. As apurações revelaram ainda que o suspeito utilizava contas bancárias de terceiros para movimentar recursos após bloqueios feitos por instituições financeiras em sistemas antifraude. O homem preso em Pato Branco foi encaminhado ao sistema penitenciário. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise da movimentação financeira relacionada aos golpes.

RSS
Follow by Email
YouTube
YouTube