Todos os anos, quando Joana vai matricular seu filho, precisa comprovar que a vacinação está em dia. E depois, para receber o benefício social, tem que atestar que tem um filho regularmente matriculado. Antes, Joana precisava bater em pelo menos três portas: na secretaria da escola, na secretaria de saúde e na assistência social. Era mais que um dia inteiro caminhando, de um lado para o outro, para reunir a papelada.
Tudo isso se simplificou quando o município em que ela mora adotou sistemas que trouxeram inteligência para a gestão pública. A partir de 2021, isso pode ficar ainda melhor, para os municípios que adotarem o IDS Cidadão, sistema que, com um cadastro único e atualizado, vai conectar os cidadãos a todas as secretarias sociais dos municípios, para diversas necessidades. Quando Joana for à escola, as informações completas para ser atendida estarão no sistema da própria Secretaria de Educação. Ela vai poupar tempo para usufruir com sua família e para curtir a própria cidade.
O sistema IDS Cidadão reúne informações globais que o governo municipal precisa para prestação de serviços. É muito mais que centralizar os cadastros, é a gestão compartilhada das informações dos munícipes. Além disso, trabalha com o conceito de “inovação aberta”, que permite que qualquer sistema que a prefeitura use possa se comunicar com o IDS Cidadão e unificar os dados do munícipe. Isso vai desde aplicativos de estacionamento, mas também a tributação, a contabilidade, o transporte, enfim, todas as possibilidades de gestão de uma prefeitura podem estar congregadas com o IDS Cidadão. Para a população, traz os benefícios de agilidade e acessibilidade aos atendimentos. Para o gestor público, organiza informações que trazem clareza para a tomada de decisões.
Isso porque cada cidadão terá um só cadastro e a partir desse grande banco de dados, serão gerados mapas temáticos para acompanhamento de perfis da população. O gestor público poderá tomar ações rápidas que geram resultado no município, uma vez que terá uma visão centralizada dos serviços em todos os segmentos e setores. É um cenário que evita burocracias repetitivas.
Além disso, a implementação respeita a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pois o IDS Cidadão foi criado pela IDS Desenvolvimento de Software e Assessoria Ltda, que já tem experiência em prezar pela segurança do usuário, ao mesmo tempo em que conecta cidadãos e secretarias, por meio dos sistemas IDS Saúde, IDS Educação e IDS Social. O foco da empresa é sempre a vida e o aperfeiçoamento da gestão pública, por isso seus sistemas proporcionam soluções tecnológicas para tornar o sistema público mais eficaz e humano. Exemplos são: prontuário eletrônico e monitoramento de evolução de casos do Covid-19 (IDS Saúde), mapas com informações das famílias do município, processos mais ágeis na secretaria e atendimento personalizado (IDS Social), controles de transporte escolar, alimentação, biblioteca, integração de todas as unidades de ensino (IDS Educação), e muito mais.
Sistemas da IDS já rodam em mais de 200 prefeituras, distribuídas entre nove Estados. Entre os municípios paranaenses que já estão utilizando o IDS Cidadão estão Prudentópolis, Corbélia, Laranjeiras do Sul e Planalto, no Sudoeste do Paraná. As associações de municípios interessadas podem levar esta inteligência em gestão em pauta para suas assembleias, como forma de aprimorar a comunicação e a conexão entre os municípios, pois são informações que permitem optar por Políticas Públicas estratégicas. Clique aqui e confira o vídeo.
Da assessoria

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI