Três dos cinco programas de Educação Tutorial (PETs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão disponibilizando e-books produzidos pelos tutores e acadêmicos participantes dos grupos PET em atividade nos campi da Instituição. Focado em garantir mais qualidade aos alimentos produzidos pelas agroindústrias familiares, o Grupo PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza elaborou o e-book “Agroindústria de alimentos: no caminho para um alimento seguro”.
A publicação surgiu a partir da demanda das agroindústrias de origem familiar do município de Realeza em acessarem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ou o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O livro digital traz de forma didática o conteúdo de legislações e artigos acadêmicos utilizados na implantação de Programas de Autocontrole (PAC) em agroindústrias familiares da região.
O e-book possui sete capítulos que abordam: 1) A importância do controle de qualidade na indústria de produtos de origem animal; 2) Microbiologia dos alimentos: os dois lados da moeda; 3) A água utilizada na produção de alimentos; 4) Controle integrado de pragas na agroindústria: pequenos animais que geram grandes problemas; 5) Higienização nas agroindústrias; 6) Colaboradores na Agroindústria: hábitos higiênicos, higiene e saúde. Por que é necessário?; e 7) Temperatura: por que controlar?.
De acordo com a tutora do PET de Medicina Veterinária e Agricultura Familiar do Campus Realeza, professora Karina Ramirez Starikoff, a experiência proporcionou aos graduandos do curso de Medicina Veterinária o aprendizado da pesquisa e a busca de soluções para problemas reais da profissão. “A produção do e-book também permitiu aos profissionais contribuírem para a disseminação do conhecimento de forma facilitada. Esperamos que esta leitura auxilie na implantação e no funcionamento dos programas de autocontrole e contribua para a produção de alimentos de qualidade”, destacou.
A obra também conta com a contribuição dos monitores dos componentes curriculares de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Microbiologia Veterinária e da parceria da médica veterinária fiscal do Serviço de Inspeção de Santa Izabel do Oeste, Adriane Ferreira Frizzo, egressa da UFFS.
Sobre as demais publicações
Além do e-book “Agroindústria de alimentos: no caminho para um alimento seguro”, também foram lançados “Conexões entre educação tutorial e educação popular” – Grupo Práxis Campus Erechim; “Aprendendo ciências: meio ambiente e formação de professores” – PET Ciências Campus Cerro Largo; e “10 anos PET UFFS: novos desafios, outras perspectivas” – Trabalho conjunto dos grupos PET, que sintetiza trabalhos apresentados no SINPET, evento interno do Programa.
As publicações foram custeadas com recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Conforme a PROGRAD, a ação “busca valorizar as atividades desenvolvidas pelos grupos PET da UFFS, que desenvolvem um conjunto diversificado de atividades que se configuram em ensino, pesquisa e extensão, envolvendo alunos bolsistas e tutores”.

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI