Mais nove respiradores foram enviados nesta quarta-feira para hospitais de Chopinzinho, Palmas, Coronel Vivida e Clevelândia. Na semana passada, o governo ativou 53 leitos de UTI e enfermaria na região. O Governo do Estado enviou ao Sudoeste mais nove respiradores para leitos de UTI exclusivos Covid-19. O envio foi nesta quarta-feira (10). Foram encaminhados três equipamentos para o Instituto São Rafael, de Chopinzinho, dois para o Instituto Santa Pelizzari, de Palmas, dois para o Instituto Nossa Vida, de Coronel Vivida, e dois para a Associação Pró Saúde, de Clevelândia. O reforço se soma aos 53 leitos de UTI e enfermaria ativados na região na semana passada.
“Estamos ampliando ao máximo a rede de atendimento Covid no Sudoeste e em todo Estado para ampliar a retaguarda e atender a população. Nas últimas duas semanas foram ativados 779 leitos exclusivos no Paraná, num grande esforço para conter o avanço da doença”, afirma o chefe da Casa Civil, Guto Silva, clique aqui e confira a fala do Chefe da Casa Civil.
Ele ressalta que os recursos são finitos e que é fundamental a colaboração da população, que deve seguir os decretos do estado e dos municípios para evitar um colapso no sistema de saúde.
No dia 9 de março, o Sudoeste tinha uma ocupação de 96% de leitos de UTI e 84% de enfermaria. Em vários municípios da região a ocupação chegava a 100%. No mesmo dia, o Estado registrou o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia. Foram 212 mortes e mais 5.349 novos casos confirmados. “Por mais que o governo amplie a estrutura de atendimento – e é importante lembrar que são recursos humanos e físicos finitos -, esta é uma batalha que não dá para vencer se não tiver a participação de todos. É preciso muita responsabilidade, manter as medidas de distanciamento e isolamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, alertou.
Vacinas– A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta quarta-feira o novo lote de 148.600 doses de vacina contra o novo coronavírus enviados pelo Ministério da Saúde do imunizante Coronavac, desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. “Com essa remessa, o Estado ultrapassa a marca de 1 milhão de doses recebidas”, informa o diretor geral da secretaria, Nestor Werner Junior.
413.611 paranaenses já foram imunizados, com a aplicação de 545.966 vacinas entre a primeira e a segunda dose. Com as novas doses, o Estado dá continuidade à aplicação nos públicos prioritários, seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, na mesma linha do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI