O município de Dois Vizinhos e o Sebrae/PR firmaram convênio para a implantação do Programa de Educação Empreendedora, no Ensino Fundamental I da rede pública. A ação acontecerá com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP. A metodologia procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral, a parceria com a Prefeitura de Dois Vizinhos está sendo retomada com o novo convênio. A metodologia do programa Conteúdo está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é destinada aos alunos de primeiro ao quinto ano. Todos os materiais de ensino relacionados ao JEPP serão fornecidos pelo Sebrae/PR para docentes e estudantes. “O Sebrae levará ao município a metodologia da cultura empreendedora, com uma série de materiais, além dos livros, como gibis, lives para alunos e docentes e palestras. É um conjunto de atividades que permitirá que as crianças possam incorporar conteúdos da educação empreendedora em suas vidas”, frisa.
Claudia cita exemplos como o aprendizado para a gestão financeira pessoal, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a busca pela proatividade. “Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a metodologia utiliza conteúdos digitais. Nosso objetivo é trabalhar de forma leve, em colaboração com os professores da rede municipal e dar oportunidade para as crianças se desenvolveram”, resume a consultora.
A secretária de Educação de Dois Vizinhos, Silvana Dalmolin, informa que o convênio de cooperação técnica com o Sebrae/PR pode impactar cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas – nove na zona urbana e quatro no interior do município. A expectativa da secretária é que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de ensino.
“É um projeto inovador, que vem para fortalecer o vínculo entre escola e comunidade escolar, proporcionando uma formação mais ampla para os alunos da rede municipal de ensino de Dois Vizinhos. É com projetos ligados ao empreendedorismo e ao mundo do trabalho que conseguiremos atingir os objetivos almejados”, analisa Silvana Dalmolin.
Educação empreendedora
Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o programa do Sebrae/PR atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.
Por isso, para atender o seu público-alvo (principalmente os estudantes), o programa oferece soluções educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou sala de aula, por meio de disciplinas ou projetos. Mais informações estão disponíveis no site do Sebrae/PR.

Mais
PCPR prende homem investigado por roubo em Pato Branco
Estudantes de Medicina poderão ter dupla graduação com tecnólogo em Ciência de Dados
Câmara de Pato Branco aprova prorrogação do desconto de 50% no ITBI