A Barragem da Itaipu Binacional é uma estrutura monitorada por 2.792 instrumentos que precisam ser analisados periodicamente a fim de se identificarem possíveis mudanças no comportamento estrutural. Nesse sentido, os dados recolhidos organizam-se na forma de séries temporais que possibilitam um exame individualizado de cada instrumento, tendo como referência dados históricos e atuais precisos, além de valores específicos do projeto da Itaipu.
A constante observação de dados é necessária pois, com o passar do tempo, os elementos que compõem a barragem envelhecem e sofrem desgaste, apresentando comportamento estrutural diferente do previsto, tornando necessário que os valores de limites de controle acompanhem cada fase em que a barragem se encontra. Por esse motivo, o Parque Tecnológico Itaipu promove ações de pesquisa e desenvolvimento que auxiliem a equipe de leituristas a, não somente realizar a coleta de dados, mas também inseri-los em programas e aplicativos de maneira a sincronizá-los, produzindo informações que fundamentam os processos de análise.
Desenvolvido no âmbito do Convênio CEASB V e executado pelo Parque Tecnológico Itaipu, o Projeto para Modelagem Estatística e Previsão dos Dados de Monitoramento Estrutural de Barragens (MEPMEB) busca atender a Itaipu no âmbito das demandas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltado à Segurança de Barragens.
Com participação do professor Matheus Henrique Dal Molin Ribeiro, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da UTFPR Campus Pato Branco, e professora Sheila Regina Oro, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UTFPR Campus Francisco Beltrão e pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC, as atividades e estudos realizados se direcionam para a proposição de um roteiro metodológico que identifique séries temporais e estabelecimento de limites de controle dinâmicos para a instrumentação das barragens.
De acordo com o professor Matheus Henrique Dal Molin, o projeto: “Desenvolve um estudo individualizado das séries de dados para que o modelo de previsão utilizado produza estimativas confiáveis e compatíveis com o padrão identificado nos dados. Posteriormente ao ajuste dos dados, obtêm-se os resíduos do modelo de previsão adotado, e então constroem-se gráficos de controle baseados em cartas de controle.”
A partir dos gráficos desenvolvidos, identificam-se valores atípicos que podem sugerir alterações na estrutura dos dados coletados. Por meio deles, a equipe técnica consegue avaliar se o instrumento está operando corretamente ou se houve qualquer alteração na estrutura analisada, direcionando a busca por soluções estratégicas e individualizadas para cada problema. Tais ações contribuem, também, para um acompanhamento aprofundado do comportamento da barragem, garantindo a saúde de sua estrutura e o bom funcionamento da usina.

Mais
Policial militar salva bebê de cinco dias engasgado após atendimento emergencial em batalhão
Pato Branco recebe programação gratuita da 21ª edição do Festival de Cinema Italiano
Câmara de Pato Branco realiza audiência pública para debater mudanças no regime jurídico dos servidores municipais