O município de Realeza deu início ao Plano de Retomada da Economia. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (14) e a iniciativa conta com a parceria do Sebrae/PR, que será responsável pela metodologia. O plano tem como premissas o protagonismo do Poder Público e o envolvimento das lideranças da comunidade. A Associação Empresarial de Realeza (Aciar) é apoiadora.
A primeira etapa será a constituição de uma força-tarefa, formada por representantes da Administração Municipal e da iniciativa privada. O grupo de voluntários fará um diagnóstico e definirá prioridades, visando os setores mais afetados com a pandemia. Na sequência, será elaborado o plano de retomada. A execução das ações e o monitoramento dos resultados completam o cronograma. Paulo Cezar Casaril, prefeito de Realeza, salienta a importância das parcerias para fortalecer a economia local.
“O Sebrae tem um capital pensante muito grande. Junto com a Aciar, queremos fomentar quem mais precisa. Sem planejamento, as coisas não acontecem. Queremos colocar o plano em prática, imediatamente”, afirma o prefeito.
O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destaca que a comunidade tem a oportunidade de colaborar, efetivamente, com a retomada da economia.
“O envolvimento e a integração do Poder Público, da sociedade e dos setores econômicos, sob orientação técnica do Sebrae, são extremamente necessários neste momento. Com os esforços combinados, será possível transformar a realidade local”, prevê Cesar Colini.
O plano
Estão previstas várias ações para a retomada da economia de Realeza, como: atendimento empresarial (consultorias às empresas); formação de lideranças; identificação de potencialidades; informação das ações à sociedade; implantação de políticas públicas para o surgimento de novos negócios; incentivo a microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas já existentes; e facilitação do acesso ao crédito.

Mais
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa
Estado inicia entregas de 2026 com 366 kits maternidade nas regiões Oeste e Sudoeste