Em Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (14), os vereadores aprovaram seis projetos em primeiras votações. Na Participação de Convidados, a diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Tatiany Mackievicz Zierhut, falou sobre “Conscientização, ações e cuidados com a dengue no município”. Ainda, foram apresentados e aprovados sete requerimentos e 15 indicações.
Primeira votação
Energia Solar
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 19, de 2025, instituindo a Política Municipal de Incentivo ao Uso e Desenvolvimento da Energia Solar, no município de Pato Branco. O Projeto, de acordo com o texto, tem a intenção de “desenvolver e ampliar a geração de energia fotovoltaica, além de diminuir o custo de instalação e produção dessa matriz energética, para pessoas físicas e jurídicas, no âmbito do Município de Pato Branco”.
Mesa de Diálogo do SUAS
Em primeira votação e de autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), foi aprovado o Projeto de Lei nº 29, de 2025, que dispõe sobre a criação da Mesa de Diálogo Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Pelo Projeto, a Mesa de Diálogo “será um espaço institucionalizado de diálogo e articulação entre os gestores, trabalhadores e representantes das entidades socioassistenciais e terá o objetivo de I – assegurar a participação efetiva de todos os atores envolvidos no SUAS; II – promover o diálogo contínuo sobre: a) financiamento e orçamento da assistência social; b) condições de trabalho, valorização dos trabalhadores do SUAS; c) saúde mental dos trabalhadores do SUAS; d) qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados; e) consolidação de consensos para tomadas de decisão de forma colaborativa e integrada; f) encaminhamento das demandas dos equipamentos e dos trabalhadores do SUAS; e g) demandas das entidades socioassistenciais, cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social”.
Vistoria do Transporte Escolar
Aprovado em primeira votação o Projeto de Lei nº 30, de 2025, de autoria dos vereadores Claudemir Zanco (PL) e Lindomar Brandão (PP), alterando dispositivo da Lei nº 3.598, de 26 de maio de 2011, que instituiu a Lei Geral do Transporte Público do Município de Pato Branco. O Projeto adequa, conforme a legislação estadual, a quantidade de vistorias realizadas pelo Transporte Escolar, no âmbito municipal, passando de quatro para duas vistorias anuais, que deverão ser realizadas no período que antecede o início do calendário escolar e nas férias da metade do ano.
Utilidade Pública Municipal para o Clube Pato-branquense de Caça e Tiro (CPCT)
De autoria do vereador Alexandre Zoche (PRD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 50, de 2025, declarando de Utilidade Pública Municipal o Clube Pato-branquense de Caça e Tiro (CPCT).
De acordo com o Projeto, “o Clube Pato-branquense de Caça e Tiro (CPCT), fundado em 2017, é uma associação sem fins lucrativos que promove o tiro esportivo em Pato Branco-PR, com foco no desenvolvimento social e cívico. Oferece modalidades como Fossa Olímpica, Tiro ao Prato e FAN32, incentivando saúde, disciplina e autocontrole. Realiza cursos e treinamentos que capacitam profissionais da segurança pública e privada. Organiza eventos que promovem lazer, integração e fortalecem a comunidade. Essas atividades também impulsionam a economia local ao atrair visitantes. O CPCT atua com responsabilidade, seguindo normas legais e esportivas. Seu reconhecimento como entidade de utilidade pública trará benefícios à cidade, fortalecendo ações esportivas, educativas e sociais”.
Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Egon Paulo Grams
De autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 2, de 2025, concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Egon Paulo Grams.Pelo Projeto, “Egon Paulo Grams, nascido em 1949, iniciou sua carreira como servidor público em Capanema-PR, onde foi prefeito em dois mandatos (1980–1985 e 1989–1992), destacando-se pela boa gestão em tempos difíceis. Atuou na reestruturação da COAGRO nos anos 1990 e 2000, contribuindo para sua recuperação e crescimento. Em Pato Branco, foi diretor da Fundação de Saúde, chefe de gabinete e teve papel importante na instalação do curso de pedagogia da UFPR. Entre 2002 e 2004, colaborou com o desenvolvimento técnico-regional como diretor adjunto do CETIS. Liderou ações para o fortalecimento do Hospital do Câncer de Pato Branco, sendo destaque na campanha “Edificação Solidária”. Desde 2019, atua na direção financeira da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer e, atualmente, é vice-tesoureiro do hospital, mantendo seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar da comunidade”.
Remanejamento de recursos
De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 58, de 2025, que dispõe sobre o remanejamento de recursos, no valor de R$ 19.748.518,06, entre órgãos da Administração Pública Municipal.
Mais
Cultura recupera acervo de Pato Branco que estava na região
Hospital Filantrópico Policlínica recebe selo Prata em programa de segurança do paciente da Unimed
Governo do Estado assina convênios do Asfalto Novo, Vida Nova com 42 municípios do Sudoeste