Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (14), os vereadores aprovaram cinco projetos em primeiras votações e dois projetos em segundas votações. Ainda, foram aprovados dez requerimentos e sete indicações.
Primeira votação
Política Municipal à População Migrante
De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil) foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 4, de 2025, instituindo a Política Municipal à População Migrante, implementada de forma transversal às políticas e aos serviços públicos, sob articulação da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o Projeto, a Política terá os seguintes objetivos: “I – garantir ao migrante o acesso a direitos sociais e aos serviços públicos; II – promover o respeito à diversidade e à interculturalidade; III – impedir violações de direitos; e IV – fomentar a participação social e desenvolver ações coordenadas com a sociedade civil”. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 2, de 2025, aprovada em votação única.
Comunicação de indícios de maus-tratos
De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 22, de 2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação de indícios de maus-tratos a animais por estabelecimentos veterinários e pet shops. De acordo com a justificativa, “tal medida busca garantir a segurança e integridade dos animais, bem como a identificação e responsabilização dos agressores, prevenindo novos abusos”.
Semana da Capoeira
Também de autoria da vereadora Thania Caminski (PP) e em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 40, de 2025, instituindo a Semana da Capoeira no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “o objetivo da Semana da Capoeira é valorizar, difundir e incentivar a prática da capoeira como expressão cultural, esportiva e histórica, promovendo sua inclusão no contexto educacional, social e turístico”.
Utilidade Pública Municipal à Associação de Pais da Ginástica de Pato Branco (AGIPB)
Em primeira votação, aprovado o Projeto de Lei nº 51, de 2025, de autoria do vereador Alexandre Zoche (PRD), declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação de Pais da Ginástica de Pato Branco (AGIPB). De acordo com a justificativa, “a AGIPB promove a ginástica rítmica como ferramenta de desenvolvimento integral para meninas em Pato Branco, oferecendo um espaço seguro e inclusivo. A prática esportiva contribui para autoestima, disciplina e habilidades sociais e a associação democratiza o acesso ao esporte, combatendo desigualdades e promovendo equidade de gênero. Com isso, o reconhecimento como Utilidade Pública Municipal permitirá ampliar ações e parcerias e a aprovação do projeto fortalece o impacto social e esportivo da AGIPB na comunidade”. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 14, de 2025, aprovada em votação única.
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 52, de 2025, atualizando as disposições do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e alterando dispositivo da Lei Municipal nº 4.742, de 29 de fevereiro de 2016. O Projeto foi aprovado, juntamente, com as Emendas n° 16, n° 17, n° 18, n° 19, n° 20 e n° 21, de 2025, aprovadas em votações únicas.
Segunda votação
Pagamento com QR Code nas infrações do Depatran
De autoria do vereador Rafael Foss (União Brasil), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 41, de 2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão da opção de pagamento via QR Code, nas notificações de tarifa de pós-utilização, emitidas pelo Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran). De acordo com a justificativa do Projeto, a inclusão do pagamento via QR Code trará mais praticidade aos usuários, especialmente, aos de fora do município, ao oferecer a modernização dos serviços públicos, facilitando a quitação e reduzindo a inadimplência.
Vídeos de conscientização sobre a violência contra a mulher nas salas de cinema
Também em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 53, de 2025, de autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), tornando obrigatória a exibição de vídeos de conscientização sobre a violência contra a mulher, nas salas de cinema, antes do início de cada sessão cinematográfica. De acordo com a justificativa, a medida busca “sensibilizar a população, ampliar o conhecimento sobre o tema e incentivar denúncias, promovendo uma cultura de respeito, igualdade e não tolerância à violência. Além de alertar sobre os diferentes tipos de violência, esses vídeos reforçarão a importância do apoio às vítimas e da responsabilização dos agressores”.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco