A Prefeitura de Pato Branco assinou nesta terça-feira (17), no Gabinete do Executivo, a ordem de serviço para o início das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Menino Deus. A construção integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério da Saúde e será realizada com recursos federais no valor de R$ 2.317.850,00. A assinatura contou com a presença de representantes da empresa vencedora da licitação e responsável pela obra, Gigoski Construções e Serviços, de servidores da Secretaria de Saúde e lideranças locais.
Com uma área construída de 587,35 m², a nova unidade será de Porte II (modelo que contempla no mínimo duas equipes de Saúde da Família) e estará localizada na Travessa Piraquara. A UBS oferecerá um ambiente moderno, acessível e adequado para garantir mais agilidade e qualidade no atendimento à população da região.
As UBS de Porte II contam com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais de odontologia. Essas equipes realizam atendimentos primários e ações preventivas, promovendo saúde e qualidade de vida junto à comunidade. O diretor de Assistência à Saúde, Natanael da Cruz Alvez, explicou que a nova unidade atenderá moradores do Menino Deus, Jardim Primavera, Jardim das Américas e outros bairros da região, reorganizando a distribuição de pacientes.
“Hoje, essa população está dividida entre a UBS do Bortot e a Unidade Central. A Unidade Central, sozinha, está atendendo cerca de 13 mil pessoas, quando o preconizado pela Secretaria de Estado é de, no máximo, 4 mil vidas por equipe. A UBS do Menino Deus vai atender cerca de 4 mil pessoas, com equipe completa”, explicou o diretor.
Natanael também destacou que está sendo estudado um horário de funcionamento diferenciado, levando em consideração o perfil da população local. “Estamos planejando o funcionamento para atender também fora do horário comercial, ampliando o acesso. A proposta da unidade é a prevenção, com contato direto com a comunidade. Temos enfrentado aumento nos casos de síndromes gripais e doenças respiratórias, além de baixa cobertura vacinal. Apenas 55% do público prioritário foi vacinado até agora, o que é muito abaixo do ideal. Essa nova UBS vai contribuir para melhorar esses índices”, afirmou.
A obra atende uma demanda antiga e necessária da população local e vai representar um grande avanço para o sistema de saúde municipal. “A nova UBS é uma obra muito importante para o bairro Menino Deus e região. Ela chega em um momento necessário, principalmente para desafogar a Unidade Central, que hoje está sobrecarregada. Com essa nova unidade, vamos conseguir redistribuir o atendimento e oferecer acesso mais fácil e adequado para os moradores”, disse o prefeito.
Segundo Géri, a nova unidade vai fortalecer a atenção primária à saúde, com foco na prevenção. “Trabalhar preventivamente é essencial. Estamos discutindo com nossas equipes a criação de programas de saúde para evitar internações e agravamentos de doenças. Com o repasse federal já assegurado e o processo de pagamento vinculado à medição das etapas da obra, acreditamos que em breve teremos essa UBS em funcionamento, com toda a estrutura necessária”, completou.
Mais
Pato Branco lança Programa Nossa Praça para adoção de áreas públicas
UFFS abre inscrições para vaga remanescente em Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária 2025
Arena Cláudio Petrycoski é liberada para eventos esportivos em Pato Branco