O município de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, foi palco, nesta quarta-feira (2), da sétima parada do 5º Encontro Regional de Líderes Rurais, que está percorrendo todas as regiões do Estado. O evento teve a presença de 241 produtoras e produtores de 17 sindicatos rurais, que tiveram a oportunidade de criar conexões com líderes de outras cidades, trocar conhecimentos e conhecer mais sobre o sistema sindical rural, liderado pelo Sistema FAEP.
Na abertura, Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP, fez um panorama do trabalho da entidade e a contribuição da organização para o desenvolvimento do setor rural nas últimas décadas, já que a FAEP completa, em 2025, 60 anos. O líder rural citou grandes conquistas da trajetória, como a mobilização para a aprovação do Código Florestal, a defesa dos transgênicos no Paraná e a conquista do certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação.
“Em todas essas e outras conquistas, a chave foi a união e a força da representatividade rural. Nós podemos mudar tudo que quisermos, dentro da nossa família, comunidades, municípios ou até no Brasil. Para isso, precisamos ser cada vez mais líderes e protagonistas”, refletiu o presidente interino do Sistema FAEP.
Meneguette agradeceu a presença das pessoas que participaram pela primeira vez, destacando a importância de se envolver na sucessão rural. “Estamos presenciando a transformação do setor agropecuário e, para isso, precisamos da união, energia e mudança dos jovens e a experiência dos mais velhos, dando direcionamento. Esse misto de força de vontade com capacidade e conhecimento faz a força da mudança e vai nos conduzir para o futuro”, apontou.
Ainda, Meneguette celebrou a conquista do Centro de Excelência em Leite, que será instalado no Paraná graças à mobilização do Sistema FAEP. A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) também mereceu destaque na fala, já que o grupo trouxe mais de 3,7 mil produtoras para o sistema sindical rural. “Agora, o próximo passo é contar com a ajuda das mulheres para trazermos as famílias rurais para fortalecer ainda mais a representatividade. Unidos vamos mudar muita coisa no Brasil”, destacou Meneguette.
Anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Sinauri Bedin, agradeceu a iniciativa do Sistema FAEP de realizar o encontro no município e enfatizou a relevância da iniciativa para a agropecuária da região Sudoeste. “Estamos comemorando os 60 anos da FAEP, ou seja, há seis décadas estamos juntando as pessoas e trabalhando em grupo”, refletiu Bedin.
Desenvolvimento de lideranças
A programação do encontro proporcionou uma imersão no universo da representatividade rural. Na chegada, os participantes são distribuídos em mesas com pessoas de diferentes municípios, para gerar novas conexões e a troca de conhecimento. Em seguida, os presentes são convidados a jogar um dominó personalizado, cujas conquistas do Sistema FAEP se encaixam com os seus efeitos para os produtores rurais e a sociedade. O resultado é uma interação dinâmica que promove a cultura da representatividade entre os líderes rurais e uma renovação da confiança no poder da união.
Para motivar, os líderes rurais assistiram a palestra com Leo Montesanto, empreendedor rural. Conhecido como “cafequizador”, Montesanto é filho e neto dos pioneiros da marca de café Três Corações e teve altos e baixos até encontrar sua vocação. O palestrante teve um lava-jato, transportou sucos, negócios que fecharam as portas – experiências que o levaram a uma jornada de amor pelo café. Entre os grandes feitos de sua carreira, estão a conquista do prêmio de melhor café do mundo e a fundação de sua própria empresa.
Homenagem
Durante o evento, Oradi Caldato, presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná, recebeu foi homenageado pela dedicação ao Sistema FAEP. Além de ter sido presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Caldato também integra a diretoria da FAEP, como vice-presidente.
Da assessoria
Mais
Agência de Empregos de Pato Branco oferta 1.450 vagas de emprego com carteira assinada
Governo do Estado contrata obras do Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco
Agência do Trabalhador de Pato Branco oferta 1.552 vagas de emprego com carteira assinda