A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), lançou na quarta-feira (2), no Parque Tecnológico, o TecSul 2025, um evento de ciência, tecnologia e inovação tradicional no Sudoeste do Paraná, que está na 16ª edição. Com o tema “Criando pontes com a inovação”, o evento se propõe a conectar universidades, empresas, poder público e sociedade civil em uma ampla programação voltada à disseminação do conhecimento, ao estímulo à cultura empreendedora e à valorização dos talentos regionais.
O TecSul Pato Branco 2025 será realizado entre os dias 6 e 10 de outubro, reafirmando sua vocação integradora e seu papel estratégico no fortalecimento regional da ciência, tecnologia e inovação. Retorna com um formato inovador e descentralizado, com palestras, trilhas de conhecimento, mostras acadêmicas, oficinas e visitas técnicas que transformarão a cidade em um ambiente dinâmico de aprendizagem, conexões e inspiração.
O TecSul 2025 ocorre através da articulação conjunta do ecossistema local de inovação de Pato Branco, reunindo instituições de ensino, entidades empresariais, órgãos públicos e representantes da sociedade civil. A organização do evento está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e será protagonizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Universitário Unidep Afya e Centro Universitário Mater Dei – Unimater.
O evento conta com o apoio de parceiros estratégicos como o Sebrae/PR, Fiep/PR, Senac, Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), NTI, Sudovalley, Núcleo Regional de Educação (NRE), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI), Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul PR e Universidad Nacional de Misiones (UNAM/Argentina).
Lançamento
No evento, a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, destacou que, assim como a administração municipal, os parceiros valorizam a construção de um ambiente inovador e priorizam a sociedade do conhecimento. “O TecSul também é educação e tem o propósito voltado para as pessoas, para desenvolver a comunidade de Pato Branco, que é a Capital Tecnológica, fazendo juz ao título concedido pelo Governo do Estado”.
O prefeito Géri Dutra ressaltou que a soma de esforços faz com que o TecSul seja sempre um evento inovador, porque não é um evento apenas da prefeitura, mas de todos os parceiros, porque o município de Pato Branco precisa dessas conexões para crescer.
A diretora de Políticas Públicas e coordenadora do Tecsul 2025, Leila Voss, explicou que o lema “Criando Pontes com a Inovação”representa conexões reais e aplicáveis entre o conhecimento gerado nas instituições de ensino e os desafios vividos pelos nossos setores produtivos. “Acreditamos que a tecnologia só faz sentido quando está a serviço das pessoas, das empresas e do desenvolvimento dos territórios”, frisou.
Representando os parceiros, participaram: Ornella Bertuol, reitora do Centro Universitário Unidep Afya; Neimar Follmann, diretor-geral da UTFPR Pato Branco; Anderson Luiz Fernandes, do Centro Universitário Unimater; Cid Renan Jacques Menezes, coordenador do Polo de Pesquisa do IDR-Paraná; Alessandro Moraes, presidente do Conselho Municipal de CT&I e do NTI; Cesar Giovani Colini, gestor Regional Sul do Sebrae/PR; Alexandre De Carli, vice-presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb); e Vanderlei Correia, gerente do Senac Pato Branco.
Locais
O evento será realizado em Pato Branco, com uma programação descentralizada que valoriza a participação ativa das instituições de ensino e ambientes de inovação da cidade. Durante o dia, oficinas, mostras, visitas técnicas e atividades formativas ocorrerão nos campi da UTFPR, Centro Universitário Unidep Afya, Centro Universitário Unimater, bem como em espaços como o Parque Tecnológico de Pato Branco e demais ambientes ligados ao ecossistema local.
À noite, a programação principal será concentrada na Sociedade Rural de Pato Branco, localizada no Parque de Exposições, onde acontecerão as palestras magnas, painéis temáticos, rodadas de negócios e outras atividades com grande público, promovendo o encontro entre estudantes, empresas, startups, pesquisadores e lideranças regionais. Esse formato permite integrar diferentes públicos e territórios, ampliando o alcance e o impacto do evento.
Participantes
Com a participação de 19 cursos das instituições UTFPR, UNIMATER e UNIDEP, estima-se um público de cerca de 2 mil estudantes impactados, fortalecendo a conexão entre a academia e o ecossistema de inovação local. A programação será diversificada, voltada a estudantes, profissionais, empresários e à comunidade em geral, com ações práticas, educativas e inspiradoras.
Atrações
Entre as principais atrações previstas estão, destaque para palestras magnas noturnas, com especialistas convidados, que integrarão as trilhas temáticas do evento, que têm como propósito criar pontes entre a inovação e os setores produtivos estratégicos da região. Cada noite abordará um eixo central do desenvolvimento regional, conectando conhecimento, mercado e sociedade. Na segunda-feira (06/10) o eixo será “Inteligência Artificial e Tecnologias Disruptivas”; na terça (07/10), o “Empreendedorismo, Inovação e Startups”; na quarta (08/10), “Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio (AgTech)”; na quinta (09/10), “Tecnologia na Área da Saúde (HealthTech)”, promovido por Unidep Afya; e na sexta (10/10), haverá painéis interativos, networking e atividades culturais.
Também fazem parte da programação: a Semana Tecnológica UTFPR, Mini Palestras e workshops, Astro PB e Astro Kids – Geastro UTFPR, Feiras de Profissões e Empresarial
Competições Estudantis, Visitas Técnicas Guiadas a empresas, indústrias, laboratórios e ambientes de inovação IntegraSOM UTFPR PB, atividades intergeracionais, lançamento da “Universidade de Verão para a Pessoa Idosa” e oficinas sobre envelhecimento saudável
Atividades esportivas.
Também estão previstos: evento regional da Bienal Circula – exposição de quadrinhos; workshop de desenho digital; concurso de cosplay; projeto integrador de arquitetura Unimater – desafio mobiliário urbano interativo; rodada de negócio com startups regionais – conectando negócios e oportunidades; espaços culturais e de convivência; mostras acadêmicas Unimater, com exposição de projetos desenvolvidos por alunos; e VI Seminário da Alimentação Saudável – IDR Paraná.
Mais
Obras das Casas Populares em Pato Branco Têm Início Previsto para 7 de Julho
Pato Branco Celebra Formatura de Curso de Python e Anuncia Novas Oportunidades em Tecnologia
UPA de Pato Branco completa 10 anos com avanços, desafios e mais que o dobro de atendimentos