Projetos desenvolvidos por estudantes e professores ao longo do ano ganharam espaço para apresentação à comunidade na última terça-feira (29), em Honório Serpa (PR). A Mostra Pedagógica do Programa União Faz a Vida (PUFV) reuniu trabalhos realizados nas escolas públicas do município participantes da iniciativa, valorizando o conhecimento construído em sala de aula e o protagonismo dos alunos.
Ao todo, foram apresentados 34 projetos, desenvolvidos em quatro escolas da cidade, com a participação de 35 professores e 678 estudantes. De caráter interdisciplinar, os trabalhos abordaram temas como leitura, cultura, história, autocuidado, diversidade, química e robótica. Construídos ao longo do ano por alunos e professores, os projetos valorizam o aprendizado e, na Mostra, são compartilhados com a comunidade.
A Mostra Pedagógica é um dos momentos de socialização das experiências proporcionadas pelo Programa União Faz a Vida. Durante o evento, os projetos ficam expostos para visitação, permitindo que estudantes e professores compartilhem com a comunidade os processos de aprendizagem, as descobertas e os resultados alcançados a partir das atividades desenvolvidas nas escolas.
Para a analista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Soma, Alice Pimentel, a iniciativa representa um momento importante para compartilhar com a comunidade os resultados de um trabalho construído ao longo do ano. “A Mostra permite que os estudantes apresentem aquilo que pesquisaram, descobriram e construíram ao longo do ano, assumindo um papel ativo nesse processo. É muito significativo perceber o envolvimento das escolas, dos professores e das famílias e ver como os projetos despertam a curiosidade, a cooperação e a participação dos alunos. Mais do que os trabalhos expostos, o que vemos aqui são experiências que contribuem para a formação e para o desenvolvimento de cada estudante”, afirma Alice.
Aprendizado construído em conjunto
Ao longo do ano, professores e estudantes participaram da construção das propostas, passando por diferentes etapas de pesquisa, investigação e desenvolvimento das atividades. A metodologia busca estimular a participação dos alunos no processo de aprendizagem e favorecer a construção coletiva do conhecimento. Em Honório Serpa, a participação de centenas de estudantes demonstra a abrangência alcançada pelo programa. Com a apresentação dos projetos, a Mostra encerrou mais uma etapa das atividades realizadas pelo PUFV no município, compartilhando com a comunidade os conhecimentos, experiências e aprendizados construídos por estudantes e professores em 2026.

Mais
INVENTUM 2026 lança Prêmio de Inovação
Prefeitura de Pato Branco antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor Público para 13 de outubro
Análise da nova composição da Assembleia Legislativa do Paraná