O Paraná ativou 126 leitos exclusivos para atendimento Covid-19 neste mês de abril. Destes, 89 são UTI e 37 enfermarias. Ao todo, foram 11 ampliações em oito municípios. Somente nesta quarta-feira (28) 40 de UTI foram disponibilizados no Hospital Universitário de Londrina.
“Nestes 28 dias é como se o Paraná tivesse aberto um hospital de campanha com mais de 100 leitos para atendimento à doença. Esse esforço de ampliação segue a orientação do governador Ratinho Junior e o objetivo do Governo do Estado em não deixar nenhum paranaense desassistido”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, as ampliações não podem ser encaradas como justificativa para descumprimento de medidas de prevenção. “Enquanto toda a população não for vacinada, precisamos contar com a colaboração de todos no cumprimento de medidas de prevenção com relação à higiene e o distanciamento social. A disponibilidade de mais leitos não pode servir de argumento para o relaxamento de medidas”, afirmou.
MARÇO– Março deste ano foi o mês com mais ativações de leitos desde o início da pandemia. Foram 106 ampliações em 31 dias, somando 1.435 leitos, sendo 480 de UTI e 955 enfermarias.
“Entre fevereiro e março, com a circulação de novas cepas no Estado, tivemos um aumento significativo no número de casos e internamentos, e por isso precisamos reorganizar a rede hospitalar para prestar atendimento a mais pessoas do que a média que vinha sendo atendida”, explicou Beto Preto.
LEITOS EXCLUSIVOS – Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que nesta quarta-feira (28) o Paraná soma 4.663 leitos exclusivos Covid-19 – 1.898 leitos de UTI e 2.765 enfermarias. A ocupação dos leitos UTI é de 91% e dos leitos de enfermaria 71%.
Mais
PCPR apreende adolescente envolvido ameaça com uso de faca em Clevelândia
Colheita do trigo começa no Paraná com produtividade dentro do esperado
PCPR esclarece homicídio em menos de 24 horas após o crime em Francisco Beltrão