A edição deste ano do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, foi concluída no dia 30 de julho, em Planalto, no sudoeste do Estado. O encerramento teve mostras dos trabalhos desenvolvidos por 580 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino (duas na cidade e quatro na zona urbana). Por conta dos protocolos de segurança para Covid-19, as feiras aconteceram nas respectivas sedes, para evitar aglomerações. A Feira do JEPP em Planalto foi a primeira do Paraná a ser realizada presencialmente, neste ano.
O programa foi realizado no primeiro semestre, em parceria com a Administração Municipal. Marli Salete Dieckel de Lima, secretária de Educação de Planalto, relata que foram envolvidos os alunos do Ensino Fundamental I (primeiro ao quinto ano) e que todas as atividades foram desenvolvidas de forma remota, com exceção das mostras. Um desafio imposto pela pandemia. “Conseguimos realizar todas as atividades e envolver estudantes e professores, seguindo os protocolos de segurança. O JEPP desenvolve e estimula os comportamentos empreendedores das crianças. Também temos percebido que muitos pais foram motivados a empreender após participarem das atividades com os filhos”, revela Marli Dieckel.
Em 2021, foram trabalhados os seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; e 5º ano – sabores e cores. Também foram promovidos dois encontros entre os alunos do JEPP e empreendedores do município, um empresário da construção civil e uma produtora de morangos orgânicos. A secretária Marli adianta que novas ideias estão sendo analisadas para implantação no ano que vem. Claudineia Cabral, consultora do Sebrae/PR, conta que a metodologia do JEPP já vem sendo aplicada em Planalto desde 2014, totalizando 5.118 estudantes com a edição deste ano.
“O objetivo principal é trabalhar as características empreendedoras dos alunos, para que eles sejam protagonistas de seus destinos. O JEPP está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que estabelece que o Ensino Fundamental gere autonomia no aprendizado e favoreça atitudes e atributos necessários para gestão das próprias vidas dos estudantes”, conclui Claudineia.
Quase cem mil alunos
Na Regional Sul do Sebrae/PR, que compreende os municípios do sudoeste e sul do Estado, a metodologia do JEPP já foi aplicada a 98.283 alunos do Ensino Fundamental, entre 2014 e 2020. Neste ano, 19 mil alunos serão atendidos, somando os 51 municípios.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa