Estão em curso ações para o fortalecimento do setor de Turismo, em Pato Branco, como parte do Plano de Retomada da Economia Pós Covid-19, resultado da parceria entre a Administração Municipal e o Sebrae/PR. Os segmentos de hotéis, bares, restaurantes e eventos foram dos mais afetados pela pandemia e o Pato Tour é um dos resultados do plano, com ações específicas, como capacitações para os empresários, a formação de uma Rede de Turismo, eventos para fortalecer e projetar as empresas e um ambiente virtual para divulgação dos negócios. A primeira iniciativa do Pato Tour é a criação do Festival Gastronômico de Pato Branco, programado para acontecer de 20 a 26 de setembro. Até o momento, 40 empresas já estão inscritas no festival. Os interessados em participar têm até o dia 24 de agosto para fazer a inscrição no site.
Marcia Painim, chefe do Turismo e Desenvolvimento Profissional de Pato Branco, ressalta que o regulamento do festival prevê a apresentação do alvará e da licença sanitária atualizados. Também é obrigatório ter um prato específico, em cada estabelecimento, com 50% de desconto durante o período do evento.
“Com o festival, queremos gerar um movimento positivo no setor, sempre respeitando os protocolos e as condutas seguras. É a primeira ação vinculada ao Pato Tour, que vem para consolidar o calendário anual de Turismo e estimular que mais pessoas conheçam os estabelecimentos participantes”, pontua. Marcia salienta ainda que as ações estão alinhadas com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e a Administração do Município, no apoio aos empreendedores.
Mais empregos
Tiago Cichocki, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS), ressalta que o setor foi um dos mais impactados pela Covid-19. A estimativa é que 29% dos trabalhadores em bares, restaurantes e eventos tenham sido demitidos no período de pandemia.“O festival é uma ideia que está sendo retomada, com apoio do Poder Público, Sebrae e Senac para mobilizar a categoria. A expectativa é de iniciarmos uma recuperação. No Pato Tour, também estão sendo estudadas outras ideias. É um projeto mais amplo e que pretende colocar todos os atrativos turísticos da cidade em foco”, completa Tiago.
Capacitações para o setor
Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, adianta que está sendo preparada uma trilha de conhecimento para as empresas do setor de Turismo, pelo Pato Tour. “O objetivo é capacitar as empresas em áreas que foram aceleradas pela pandemia, como a transformação digital, o marketing de experiências e o perfil do novo consumidor. Nos próximos meses, será oferecida uma trilha com conteúdo dinâmico e inovador”, avisa Alyne.
A primeira edição do Festival Gastronômico de Pato Branco será realizada de 20 a 26 de setembro. A iniciativa da Prefeitura de Pato Branco tem a parceria do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS), Sebrae/PR e Senac Paraná e é direcionada para bares, restaurantes, lanchonetes, panificadoras e pizzarias do município.
O regulamento do festival pode ser acessado aqui. As inscrições são gratuitas e vão até 24 de agosto, pelo link. Após as inscrições, os interessados devem apresentar os documentos atualizados das empresas (alvará e licença sanitária).

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa