Foram divulgadas nesta quinta-feira (26), no Conecta 2021, as startups vencedoras do Prêmio Startups do Paraná. No total, foram 12 vencedoras – duas em cada regional do Sebrae/PR, divididas nas categorias: Revelação e Referência. A escolha foi realizada por indicação popular, que contou com mais de 2,8 mil votos, distribuídos para 149 startups de 15 municípios do estado. As vencedoras foram as que receberam o maior número de menções.
Na categoria Referência, as indicações foram focadas em startups com, no mínimo, dois anos de mercado, modelo de negócio consolidado, em constante escala de crescimento e ser vista como uma startup a ser seguida. Este foi o título conquistado pela Speed Now, de Maringá, noroeste paranaense. Desde 2018, a startup liderada por Carlos Nunes e Mateus Lippi desenvolve soluções de Ensino a Distância de forma facilitada, oferecendo sistemas e metodologias próprias com foco na personalização dos conteúdos e na aprendizagem ativa. Segundo Carlos, CEO da startup, o prêmio é resultado de muita mobilização e persistência.
“Chegamos em um momento que pensamos em desistir, mas fomos persistentes e decidimos continuar, mesmo com todos os desafios e sem nos prender ao que já existia, nos permitindo inovar e criar coisas novas. Neste último ano, depois de muito esforço, conseguimos crescer mais de 400% e quando soubemos do prêmio, mobilizamos toda a família, os amigos e clientes para nos ajudarem a levar esse troféu. É a materialização de todo o nosso trabalho e da nossa persistência”, enaltece o empreendedor.
Já na categoria Revelação, o foco foi direcionado para o reconhecimento de startups paranaenses com até dois anos de fundação que tenham apresentado grandes feitos nos últimos anos, como alta taxa de crescimento, diferencial de mercado e com líderes ousados. É o caso da FaturÁgil, de Toledo, oeste paranaense, uma das premiadas na categoria. A startup desenvolveu uma plataforma de gestão de mensalidades e cobranças, facilitando o controle de clientes e oferecendo a outras empresas uma possibilidade de diminuir inadimplência com a oferta de variadas formas de pagamento em um único lugar. Só em 2021, a FaturÁgil alcançou crescimento de mais de 100% tanto em número de clientes quanto em faturamento e, por isso, segundo Marcelo Outa, CEO da startup, o reconhecimento no Prêmio é um impulso para que haja ainda mais dedicação daqui para frente.

“Quando soubemos do prêmio, vimos que clientes, familiares e até parceiros de outras startups como Cargon e CustomerX estavam se movimentando para angariar votos para nós. Isso foi muito legal porque mostrou que aquilo que nos propusemos a fazer está sendo entregue com sucesso: resolvendo o problema do nosso cliente. Lutamos diariamente para manter a empresa ativa e crescendo, existe muito sacrifício e o Prêmio é o resultado do nosso esforço. Por isso, registramos nossos agradecimentos a todos, mas em especial ao Sebrae, ao Biopark, AcicLabs e Hotmilk”, enfatiza Marcelo.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, a iniciativa reconhece startups que se destacam pela inovação e a capacidade de ganhar mercado. “O Prêmio Startups do Paraná funciona como uma vitrine das mais conhecidas startups do estado. É uma forma de o Sebrae dar espaço para que elas apareçam, ganhem evidência e, com isso, possam prospectar novos negócios. Isso, por si só, já demonstra a grandeza das que se consagraram destaques”, indica Tioqueta.
Conecta
O Conecta é um evento promovido pelo Sebrae/PR. Neste ano, em sua sétima edição, foi realizado de forma 100% online e gratuita, abordando temas como liderança multidisciplinar, visão humanista dos negócios, conexões entre sustentabilidade e saúde mental, inovação, negócios, empreendedorismo e diversidade. Durante a programação, além de palestras e painéis, também foi realizada a revelação do Prêmio Startups do Paraná, Prêmio Habitats PR de Inovação e o lançamento da websérie “Elas Inovam”.
Vencedores Prêmio Startups do Paraná
Categoria REVELAÇÃO:
Regional Leste: Open MEI, de Curitiba;
Regional Sul: Qrpedir, de Francisco Beltrão;
Regional Oeste: FaturÁgil, de Toledo;
Regional Noroeste: Flugo, de Maringá;
Regional Norte: Moppar, de Wenceslau Braz;
Regional Centro: Mush, de Ponta Grossa.
Categoria REFERÊNCIA:
Regional Leste: Cargon, de Curitiba;
Regional Sul: Softfocus, de Pato Branco;
Regional Oeste: CustomerX, de Toledo;
Regional Noroeste: Speed Now, de Maringá;
Regional Norte: TatilFish, de Rolândia;
Regional Centro: 3C Plus, de Guarapuava.

Mais
Pato Branco recebe mais de R$ 7,9 milhões da União em janeiro; saúde concentra maior volume de recursos
Região Sudoeste, com destaque para Pato Branco, concentra número expressivo de acidentes com aranhas no Paraná
Prefeitura de Pato Branco recebe novos incubados da ITECPB e celebra graduação de empresa