Na tarde desta terça-feira (12 de julho), representantes da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED-PR) estiveram na sede do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) para reunirem-se com servidores da Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte. A pauta do encontro foi a execução de parceria formalizada entre as duas instituições no mês passado, cujo objetivo é capacitar alunos e professores de escolas estaduais de ensino fundamental e médio no tema do controle social sobre a administração pública.
O projeto, intitulado “Jovem no Controle”, visa à formação de agentes multiplicadores que ajudem a fomentar a efetiva participação da sociedade na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e no acompanhamento da formulação de políticas públicas por parte dos órgãos estaduais e municipais do Paraná.
As ações conjuntas previstas pela iniciativa compreendem a oferta de cursos na modalidade de ensino a distância (EAD) sobre o tema a professores de disciplinas como Educação Financeira, Matemática, Sociologia e Cidadania e Civismo ao longo do segundo semestre deste ano. A intenção é que os educadores levem a pauta do controle social para dentro da sala de aula a partir de 2023, com o auxílio de materiais didáticos e audiovisuais que serão fornecidos pelo TCE-PR.
Esses conteúdos foram apresentados nesta terça aos representantes da SEED-PR, por meio de uma aula experimental ministrada pelo ouvidor do Tribunal de Contas, Patrick Machado. Devem ser beneficiados pelo projeto aproximadamente 1 milhão de alunos dos ensinos fundamental e médio, por meio da capacitação de 7.850 professores.

Mais
Com impacto de R$ 4,2 milhões, Pato Branco propõe reajuste de 5,4% ao magistério sem comprometer finanças
Prefeitura de Pato Branco propõe financiamento de R$ 12 milhões para obras de infraestrutura urbana e rural
Estado envia às escolas 1ª remessa de alimentos do ano com 4,6 mil toneladas