A Sanepar deu início à primeira etapa de obras para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Saudade do Iguaçu, no Sudoeste do Estado. Nesta primeira etapa, serão beneficiados aproximadamente 2,5 mil moradores da área urbana, elevando o atendimento para 65% da população em 2026. Com investimentos de R$ 13,2 milhões, serão implantados 16,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto, 686 ligações prediais, uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgoto, além de 9,2 quilômetros de outras tubulações, como interceptores, linhas de recalque e emissários.
Enquanto as obras não forem concluídas, a população não deve interligar os imóveis às novas redes, que ainda não estão em sua plena funcionalidade. A Sanepar informará quando as ligações forem liberadas. “Será necessário aguardar a conclusão de todas as obras da elevatória e também da estação de tratamento para que o sistema possa receber os efluentes para o devido tratamento”, explica o gerente de Projetos e Obras da Sanepar na Região Sudoeste, Aurio Bonilha Junior.
Segundo ele, a estação de tratamento ainda está em fase de contratação porque foi projetada para ter uma tecnologia diferenciada. “A estação tem caráter inovador no uso de wetlands para fazer o tratamento de esgoto, que nada mais é do que um ‘jardim filtrante’”, explica.
Durante a implantação das redes coletoras, poderá haver transtornos momentâneos em relação aos pavimentos e calçadas. A Sanepar conta com a compreensão da população, lembrando que os pavimentos serão recompostos. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Mais
Estado anuncia R$ 202 milhões para recape asfáltico em 42 municípios do Sudoeste
Governo prorroga até 2026 prazo para pedido de ressarcimento do INSS
Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar